Ações da Virada Sustentável mobilizam mais de 15 mil pessoas, em Manaus

O festival envolveu a população em torno de propostas para garantir uma cidade melhor, sustentável e engajada com o bem-estar de todos

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A capital amazonense recebeu, neste fim de semana, a quarta edição da Virada Sustentável Manaus. O festival envolveu a população em torno de propostas para garantir uma cidade melhor, sustentável e engajada com o bem-estar de todos. Segundo a coordenação da Virada, mais de 15 mil pessoas participaram das ações realizadas em todas as zonas da capital.

Neste fim de semana, Manaus recebeu a quarta edição da Virada Sustentável (Foto: Divulgação)

A mobilização foi coordenada pela  Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio de 40 organizações da sociedade civil e 350 voluntários. Ao todo, 26 pontos da cidade foram ocupados por atividades como shows, rodas de conversa, oficinas para adultos e crianças, apresentações de teatro e dança, aulas de ioga, exposições, trocas de livros, brincadeiras, jogos educativos, entre outras.

Na Feira da Banana, no Centro de Manaus, a iniciativa Banho do Bem promoveu o acesso a banho de chuveiro para 200 pessoas em situação de rua. A ação também realizou cortes de cabelo, atendimentos com enfermeiros, lanche e doação de kits de higiene e roupas. Ainda na Feira da Banana, a organização ‘Ver Bem Amazonas’ realizou exames gratuitos de vista e a doação de óculos para a população.

“A Virada Sustentável Manaus marcou a primeira edição do projeto. Contamos com a ajuda de muitos voluntários, que nos ajudaram a levar dignidade, autoestima e qualidade de vida para essas pessoas”, destacou um dos organizadores da iniciativa, Marcus Bessa.

Como parte das ações de cunho ambiental, os projetos Grito D’Água e Remada Ambiental promoveram a coleta de mais de meia tonelada de resíduos sólidos descartados de forma incorreta nas águas do Tarumã e Igarapé do Gigante. A ação teve apoio de voluntários, que percorreram a área em pranchas de stand up paddle, caiaques e canoas. Após o recolhimento, parte do material foi conduzido pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) até o Parque do Mindu e colocado em uma rede de nove metros segurada por uma estrutura chamada de ‘Pescador de Resíduos’.

Evento promoveu a coleta de mais de meia tonelada de resíduos sólidos descartados de forma incorreta nas águas do Tarumã e Igarapé do Gigante (Foto: Divulgação)

A Praia da Ponta Negra também recebeu uma ação de limpeza coordenada pela Honda, que mobilizou 50 funcionários voluntários na coleta de resíduos sólidos. No local, o público ainda participou de atividades sobre turismo consciente promovidas pela Proteção Animal Mundial (World Animal Protection). A organização expôs um boto inflável gigante e entregou mensagens para alertar sobre os prejuízos do turismo de contato direto com animais na natureza, como nadar com botos e tirar selfies.

Para promover a preservação da floresta, o festival distribuiu mudas de plantas para a população nos terminas de ônibus 5 e 3, nas feiras da Banana e do São José 2, no bairro Educandos, no Largo São Sebastião, entre outros locais. Além disso, foi realizado o plantio de mudas de espécies nativas do Bioma Amazônico em clareiras do Bosque da Ciência.

A democratização do acesso à arte e à cultura também teve espaço reservado na Virada Sustentável Manaus. Mais de 30 atrações musicais realizaram shows gratuitos em palcos instalados no Largo São Sebastião, Monte das Oliveiras, Educandos e Shopping Manaus Via Norte. Outros pontos da cidade receberam oficinas de pintura, exposições fotográficas, teatro de fantoche, espetáculos de dança, entre outras ações. Além disso, quem passou pelo Complexo Viário Gilberto Mestrinho, mais conhecido como Bola do Coroado, conferiu a realização de um grafite temático na estação da Manaus Ambiental.

“A Virada Sustentável Manaus deixa mais uma vez a uma marca na cidade de muito engajamento, solidariedade e participação social. Temos a certeza que as pessoas alcançadas pelo festival saíram das atividades se sentindo ainda mais motivadas a contribuir para a construção da Manaus dos sonhos”, afirmou a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel.

Para promover a preservação da floresta, o festival distribuiu mudas de plantas para a população (Foto: Divulgação)

Sobre a Virada

A quarta edição do festival é uma realização da Virada Sustentável de São Paulo com correalização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Tem patrocínio do Instituto Alair Martins (IAMAR) e das empresas Whirlpool, Honda e Assaí/ Instituto GPA. Possui copatrocínio da empresa Liberty Seguros e apoio do Instituto Sabin, Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), Shopping Manaus Via Norte, Manaus Ambiental, Local Hostel Manaus, Booking.com, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e Prefeitura de Manaus. Além disso, tem parceria com as empresas Oazzi, Up Comunicação Inteligente e HR Chromia Malharia e Estamparia.