Arquidiocese divulga programação dos festejos da Padroeira do Amazonas

O tema deste ano será 'Maria, Mãe Acolhedora'. Feira solidária, missas e procissões marcam os festejos, que serão realizados nesta sexta e no sábado, Dia de Nossa Senhora da Conceição

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Com o tema ‘Maria, Mãe Acolhedora’, a Arquidiocese de Manaus divulgou, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), a programação dos festejos pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Amazonas, comemorado no sábado (8).

Arquidiocese divulgou a programação dos festejos da Padroeira do Amazonas, na manhã desta quinta-feira (Foto: Sigrid Avelino/Divulgação)

São 359 anos de tradição da festa de Nossa Senhora da Conceição no Estado, que esse ano traz o lema ‘Acolhei-vos uns aos outros como Cristo nos acolheu’, para incentivar uma sociedade mais acolhedora, prezando o respeito pela presença frequente dos venezuelanos na capital. “A história da Padroeira do Amazonas se confunde com o tempo da cidade de Manaus, quando os carmelitas trouxeram a primeira imagem para cá e instalaram uma capelinha aqui próxima da igreja da Matriz”, explicou o pároco da Catedral, padre Hudson Ribeiro.

Programação

A Feira da Solidariedade, realizada com apoio da Cáritas Arquidiocesana, será nesta sexta-feira (7) e no sábado, na área externa da igreja da Matriz, no Centro de Manaus. Barracas com comidas, guloseimas e artesanato dos projetos sociais das pastorais e de grupos de iniciativa da economia solidária estarão no local para receber os visitantes. A feira também vai contar com atividades culturais nos dois dias.

Já no sábado, Dia de Nossa Senhora da Conceição, serão realizadas duas missas pela manhã, uma às 7h30 e outra às 10h. A ‘ciclo procissão’, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, sai da Arena da Amazônia em direção à Igreja da Matriz, às 8h. “É muito bonito esse momento, porque os ciclistas se organizam, colocam a imagem de Nossa Senhora nas bicicletas e com muita devoção vêm rezando e cantando até a Matriz”, contou o padre Hudson. Às 10h, será realizada a chamada ‘Catedral Cultural – Missa com Arte’, que vai contar com participação da cantora amazonense Eliana Printes.

A programação da tarde inicia às 15h, com a oração do terço, na Catedral. Às 16h30, acontece a saída da tradicional procissão, que percorrerá ruas do Centro Histórico da capital, seguida da missa.

As missas serão celebradas nas línguas Satere-Mawé, Tucana, espanhola e francesa. “Este é o sexto ano que eu passo a festa em Manaus e a impressão que eu tenho é de que todo ano vem mais gente. Maria é a figura da humanidade renovada em Cristo, é o ideal humano de ser. Vamos festejar Maria”, enfatizou o Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Arquidiocese divulgou a programação dos festejos da Padroeira do Amazonas, na manhã desta quinta-feira (Foto: Sigrid Avelino/Divulgação)