Buscas por desaparecidos em acidente com embarcações acontecem em um raio de 40 quilômetros

Um sonar de alta precisão também está sendo providenciado para auxiliar na localização da embarcação que naufragou e um navio hidroceanográfico, de Manaus, foi acionado para apoiar na localização

Da Redação

Manaus – O Comando do 4º Distrito Naval da Marinha informou que as buscas pelos desaparecidos em um acidente entre embarcações nas proximidades de Óbidos estão acontecendo em um raio de 40 quilômetros.  Na última quarta-feira (2), um navio cargueiro com destino a Manaus colidiu com um comboio de balsas da empresa Bertolini Transportes, no Baixo Amazonas. Nove pessoas estão desaparecidas desde então, sendo sete tripulantes e dois passageiros.

Acidente envolveu embarcação da Bertolini e da Mercosul
Acidente aconteceu próximo a Óbidos, no Pará (Foto: Reprodução/TV Tajapós)

As buscas estão sendo feitas com o apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, agentes das Polícias Federal e Militar e embarcações regionais, de acordo com a Marinha.

Foto: Divulgação/Marinha

Nesta sexta-feira (4), foi realizada uma coletiva de imprensa com representantes da empresa Bertolini, do Corpo de Bombeiros e da Capitania Fluvial de Santarém, que contou com a presença de familiares.

Ainda segundo o Comando do 4º Distrito Naval, uma comissão formada por quatro familiares receberão diariamente as informações dos órgãos envolvidos.

A empresa Mercosul entregou as gravações do VDR (Voyage Data Recorder) que auxiliarão na conclusão do Inquérito Administrativo já instaurado pela Capitania. O VDR grava várias informações do navio, incluindo rumo, velocidade, posição pelo GPS (Sistema de Posicionamento Global), regime das máquinas e gravação das conversas na torre de comando, entre outros.

Além do Navio-Patrulha Bocaina, de Belém (PA), que está se dirigindo ao local do acidente, o Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco, de Manaus, também foi acionado para apoiar na localização do Empurrador.

Um sonar de alta precisão também está sendo providenciado para auxiliar na localização da embarcação.

Empresa divulga lista de envolvidos

A Bertolini divulgou uma lista com nomes das pessoas envolvidas no naufrágio do empurrador da empresa com um navio da Mercosul Santos.

  • Carlos Eduardo Bueno de Souza
  • César Lemos da Silva
  • Cleber Rodrigues Azevedo
  • Dárcio Vânio Rego
  • Dick Farney de Oliveira
  • Euclinger da Silva Costa
  • Ivan Furtado da Gama
  • Juraci dos Santos Brito
  • Wandel Ferreira de Lima