Caprichoso e Garantido visitam pacientes da Fundação Hemoam

Os bumbás Caprichoso e Garantido visitaram, nesta quinta-feira (14), pacientes do Hemoam. A visita faz parte da programação pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Os bumbás Caprichoso e Garantido visitaram, nesta quinta-feira (14), pacientes da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A visita faz parte da programação pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho).

Em Parintins, “Terra dos Bumbás” (a 369 quilômetros de Manaus), as duas agremiações folclóricas também estão engajadas na campanha de doação de sangue “Capriche Doando para Garantir a Vida”, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do Hemoam, com a Prefeitura de Parintins e com os Bois Garantido e Caprichoso. A campanha se estende até o dia 22 de junho e tem como foco a captação de doadores, antes da realização do 53º Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá de 29 de junho a 1º de julho.

Em Manaus, pacientes do Hemoam são beneficiados pelas doações de sangue dos mais de 500 mil doadores aptos cadastrados na instituição. Um desses beneficiados é o estudante Lucas Felipe Alencar, de apenas oito anos de idade. Lucas faz tratamento para leucemia, no Hemoam, há quatro anos. Atualmente, internado na instituição após uma recaída, a visita mudou a rotina da criança que ficou animada ao se encontrar com os bumbás de Parintins. “Eu fiquei muito alegre, quando soube que estavam vindo. Achei muito legal”, disse entusiasmado. Por ano, a instituição realiza cerca de 140 mil transfusões de sangue.

A universitária Poliana Alencar, mãe do pequeno Lucas, disse que ele até comeu mais rápido para esperar os bois. Poliana reconhece a importância do doador de sangue para o tratamento do seu filho e também de outros pacientes. “O ato de doar sangue é algo sobrenatural, é salvar uma vida. Não só a dele, mas vários outros beneficiados. Não tem explicação. Quando eles tomam aquelas bolsas de sangue é como se renovassem, você vê a transformação”, disse a mãe de Lucas.

A chefe do Ciclo do Sangue do Hemoam, Socorro Viga, ressalta que em uma doação apenas, quatro vidas podem ser salvas. “Uma bolsa de sangue é dividida em quatro produtos: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. Convido todas as pessoas com boa saúde e acima de 50 quilos que venham ao Hemoam, trazendo documento oficial para doar sangue”, ressaltou Socorro.

Promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, em 2018, tem como tema ‘Seja Solidário. Doe Sangue. Compartilhe a Vida”. A OMS destaca que o ato de doar sangue promove valores fundamentais, como altruísmo, respeito, empatia e generosidade.

Pontos de coleta

As coletas de sangue são realizadas no Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, das 7h às 18h, de segunda a sábado. Ainda em Manaus, a Maternidade Ana Braga também é um ponto de captação de sangue da fundação, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Parintins

Em Parintins, a coleta é realizada no Banco de Sangue do Hemoam Dr. Amilcar Monte Rey, localizado na rua Pedro Ferreira Gonçalves, nº 1.771, conjunto Macurany. O objetivo da campanha é atingir a meta de 100 bolsas para o 53º Festival Folclórico de Parintins, embora a captação na cidade seja permanente. O horário de funcionamento do banco de sangue é das 8h às 17h.