Carretas somam 19 mil multas, em cinco anos, aponta Manaustrans

Dado corresponde às multas aplicadas desde 2013, a condutores que descumpriram a restrição de circulação de veículos pesados, que ocorre nos principais corredores de tráfego

Gisele Rodrigues / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O Instituto de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que 19.169 multas foram emitidas, desde 2013, a condutores que descumpriram a restrição de circulação de veículos pesados, que ocorre nos principais corredores de tráfego e em ruas do Centro da cidade. Além do Centro, as avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Mário Ypiranga, Umberto Calderaro e Maceió estão na zona de proibição.

Legislação disciplina hora e dias da semana para circulação de carretas. (Foto: Divulgação)

Segundo o órgão, os veículos flagrados transitando nos horários não permitidos cometeram infração média, com multa no valor de R$ 130,16, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No período entre março de 2013, quando a primeira restrição referente ao Centro de Manaus foi iniciada até o último dia 9 deste mês, foram multados, em média, dez veículos diariamente em Manaus, segundo o órgão.

Após as vias da área central de Manaus, iniciaram as fiscalizações para coibir o tráfego de caminhões e carretas pesadas na Avenida Djalma Batista, em julho de 2014.

A Avenida Ephigênio Sales, onde os acidentes são recorrentes, não está inclusa nas vias com restrição, segundo informou o Manaustrans. “A fiscalização nesta via ocorre para verificar se os veículos pesados estão circulando no lado direito da via, como determina o Código de Trânsito e a sinalização instalada”, disse, em nota, o órgão.

De acordo com a portaria que regula a regra do Manaustrans, estão proibidos de circular de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 9h e das 17h às 20h, os veículos acima de 8 toneladas. Nos mesmos dias da semana, no horário entre 9h às 17h, estão proibidos de circular os veículos acima de 16 toneladas.

Uma carreta tombou no início da manhã da última quinta-feira, 8, na Avenida Torquato Tapajós, na zona norte de Manaus, atrapalhando o trânsito no local até o período noturno. Um vídeo do acidente registrou o momento em que um homem escapa de ser esmagado. O vídeo viralizou na internet. A informação é do Instituto de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

De acordo com órgão, por volta das 12h30, o veículo foi retirado e agentes do órgão espalharam pó de serragem nas imediações para evitar a queda de pedestres. O órgão informou que agentes de trânsito acompanharam no local, monitorando o trânsito e a retirada do veículo. O caminhão caiu na Avenida Torquato, próximo à Igreja Batista, no sentido Centro/bairro.