Cerca de 60 mil pães serão distribuídos até domingo, no Manauara Shopping

Evento, promovido pelo (Sindipan-AM), é realizado em comemoração ao Dia Mundial do Pão. Cerca de 4 mil pães doces serão oferecidos às crianças, nesta sexta

Gisele Rodrigues / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Cerca de 60 mil pães serão distribuídos gratuitamente, até o próximo domingo (14), em comemoração ao Dia Mundial do Pão, no Manauara Shopping, na zona centro-sul de Manaus. O evento, promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipan-AM), foi aberto nesta sexta-feira (12).

Além dos pães franceses, 4 mil pães doces serão oferecidos às crianças, para comemorar o dia dos pequeninos. A doação dos pães ocorre no Piso Castanheiras, do Manauara Shopping, durante o horário de funcionamento do local.

Cerca de 60 mil pães serão distribuídos até domingo, no Manauara Shopping (Foto: Gisele Rodrigues/Divulgação)

De acordo com o Sindipan-AM, o consumo por pessoa ultrapassa os 26 quilos de pães anualmente em Manaus. O setor emprega, conforme explicou o presidente do Sindicato, Carlos Azevedo, mais de 16 mil pessoas em cerca de quatro mil estabelecimentos formalizados.

Tendência no mercado, as indústrias de pães congelados estão crescendo no Estado. De acordo com Azevedo, atualmente o Amazonas conta com a produção em larga escala de quatro indústrias no ramo.

“Essa é a tendência do mercado, porque o custo de produção é relativamente caro. Então, hoje, as grandes padarias estão industrializando o processo de produção e revendendo para as menores”, disse.

Além da distribuição, todos os dias, duas aulas-show serão oferecidas no espaço, no shopping. De acordo com o Sindicato, os clientes poderão acompanhar todo o processo, do preparo da massa até o cheirinho de pão quentinho, assado na hora.

Proprietário da padaria Brioche, Wellington Moreira, fez questão de trazer seu filho de sete anos para participar do evento. Orgulhoso, o pai do pequeno Luiz Otávio disse que o filho tem orgulho da profissão e que pretende também ser padeiro quando crescer.

“A padaria faz parte da vida da comunidade. A ideia do evento é levar o pão, essa tradição milenar para mais próximo de todos. Hoje a padaria está na vida de todos, passamos a conhecer nossos clientes, fazemos dia dos pais, das mães, batizados. A padaria é um lugar pra toda família”, lembrou.