Enxame de abelhas ataca moradores e mata cachorro com ferroadas, no Coroado

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas ao local, na tarde desta quinta, para dispersar os insetos

Filipe Távora / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Um enxame de abelhas se alastrou e feriu moradores do bairro Coroado, na tarde desta quinta-feira (13), na Alameda Cosme Ferreira, zona leste da capital. Um cachorro de médio porte também foi ferido pelos insetos e levado para um veterinário local, mas morreu por conta das ferroadas.

O Corpo de Bombeiros informou, por meio de assessoria, que foi acionado por um morador, por volta do meio-dia. Ao chegar no local, os profissionais constataram que se tratava de abelhas migratórias. Esse tipo de enxame se transporta de uma área para outra, à procura de um local para fixar a colmeia.

A equipe do Corpo de Bombeiros dispersou as abelhas utilizando jatos d’água do tipo neblinado. Conforme assessoria, alguns pedestres foram picados, enquanto trafegavam pela área, mas ninguém ficou seriamente ferido.

Os bombeiros informaram que um cachorro morreu em decorrência das ferroadas, após ser levado ao veterinário. O local se encontra fora de perigo.

A corporação esclareceu que essa classe de abelhas fica agitada quando está montando a colmeia em um lugar perigoso ou quando o grupo é atacado por alguém. Os insetos que realizam os ataques são as abelhas operárias, que têm como objetivo proteger a rainha, enquanto a colmeia é feita ou o grupo se transporta para outro lugar.