Grupo Samel inaugura novo hospital com conceito de saúde sustentável em Manaus

Novo hospital, de iniciativa privada, terá redução de consumo de eletricidade, papel, água e climatização. Grupo Samel investiu R$ 12 milhões no complexo que possui 3 mil metros quadrados

Da Redação/redacao@diarioam.com.br

Manaus – O Grupo Samel inaugurou, na noite desta quarta- feira (30), o novo hospital, localizado à Avenida Joaquim Nabuco,  Centro. Com a expectativa de aumentar em até 40% os atendimentos, o novo hospital, de iniciativa privada, atuará com conceito de saúde sustentável com redução do consumo de eletricidade, papel, água e climatização. A nova unidade é interligada com outro hospital do grupo por meio de uma passarela climatizada.

Novo complexo hospitalar interligado por passarela a outra unidade possui 43 leitos e 22 consultórios. Foto: Reinaldo Okita

No prédio, toda a iluminação é realizada por lâmpadas LED, que reduzem a emissão de gás carbônico (CO2); e as torneiras possuem acionamento automático, que minimizam o desperdício de água. O hospital também vai trabalhar com retenção e uso da água da chuva; uso condicionadores de ar com tecnologia ‘inverter’, desenvolvida para reduzir o consumo de energia; além do uso de painéis solares fotovoltaicos, que captam os raios do Sol transformando-os em energia solar. “São 300 metros de painéis solares no sétimo (e último) andar do hospital que vão gerar, em média, de 20 a 30% da nossa própria energia”, disse o diretor-presidente da Samel, Luís Alberto Nicolau.

De acordo com Nicolau, foram inaugurados 43 novos leitos e 22 consultórios. O diretor-presidente informou que a nova unidade estará interligada aos 108 leitos do hospital localizado em frente à maternidade da Rua Leonardo Malcher, também no Centro, com a passarela climatizada de 68 metros de extensão que transportará pacientes de uma unidade à outra. A previsão é que a passarela esteja disponível para uso em 15 dias.

Foram R$ 12 milhões investidos no hospital que possui três mil metros quadrados de área construída, em sete andares, onde há um andar exclusivo com salas cirúrgicas; e dois andares para consultórios médicos; laboratório e área de exames. O Grupo Samel emprega 600 funcionários e 200 médicos prestadores de serviço.

 

 



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES