Fuga de 35 presos do CDPM 2 também será apurada pela Polícia Civil

Após processo administrativo aberto pela Seap, a Polícia Civil também abriu inquérito para investigar a responsabilidade criminal da fuga dos 35 presos. Após dois dias, nenhum dos foragidos foi localizado

Girlene Medeiros / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas instaurou um inquérito policial para investigar a responsabilidade criminal sobre a fuga de 35 presos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM2) registrada na manhã do último sábado (12). A polícia faz buscas pelos foragidos e, até esta segunda-feira (14), nenhum deles foi localizado.

A investigação para identificar a responsabilidade criminal da fuga e a localização dos foragidos está sendo realizada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) por determinação da Delegacia Geral da corporação. “As equipes estão em campo procedendo com as buscas”, informou o delegado Guilherme Torres, diretor do DRCO.

De acordo com Torres, a maioria dos fugitivos é conhecida do DRCO que os investigou por participação em organização criminosa. Entre os foragidos, há presos considerados de ‘alta periculosidade’, como Alexsandro Oliveira dos Santos, o ‘Sandrinho’. Johnson Alves Barbosa, o ‘Playboy’. Kaio Wellington Cardoso dos Santos, o ‘Mano Kaio’.

Em nota, divulgada pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM), o tenente-coronel da Polícia Militar, Anézio Paiva, titular da secretaria, informou que o policiamento em Manaus foi reforçado após a fuga, com barreiras fixas e móveis pela capital, além de uso de helicóptero e troca de informações com outros Estados.

Conforme a SSP-AM, além do DRCO, também estão fazendo buscas por foragidos as equipes do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, e as forças da Polícia Militar: Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, além de equipes das secretarias de operações e de inteligência e até polícias Federal e Rodoviária Federal.

Sobre a denúncia, publicada pelo portal D24AM de que a direção do CDPM2 já sabia da fuga, a SSP-AM informou que vídeos e áudios foram encaminhados ao setor de inteligência da secretaria.

Fuga

35 detentos fugiram CDPM 2, na manhã de sábado (12), segundo confirmou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A secretaria também confirmou que os detentos fugiram por um túnel.