Mais de 1 mil policiais civis, do concurso de 2009, serão promovidos

As promoções, de acordo com o delegado-geeral, Mariolino Brito, contemplam os policiais que ingressaram na corporação, em 2009

Joiseane Caldeira / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Policiais civis do Amazonas, aproximadamente 1.190, devem ser promovidos pelo governo do Estado. A lista com os nomes dos que serão contemplados com as promoções foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (11).

As promoções para delegados, investigadores, escrivães e peritos criminais, legistas e odontolegistas, segundo o delegado-geral da Polícia Civil (PC), Mariolino Brito, foram avaliadas de acordo com os critérios de antiguidade e merecimento. As promoções devem ser sancionadas pelo governador Amazonino Mendes.

O efetivo da Polícia Civil do Amazonas (PC) é de 2,5 mil policiais. As promoções, de acordo com Mariolino, contemplam os policiais que ingressaram na corporação, em 2009, e que desde então não haviam recebido qualquer promoção.

“Essa promoção será um estímulo maior aos nossos policias. Os mesmos estavam aguardando há muito tempo por essa subida de classe”, destacou.

O cargo com o maior número de policiais promovidos foi o de investigador (676), seguido pelo de delegado (216), escrivão (194) e peritos criminal (76), legista (30) e odontolegista (3).

Foto: Divulgação

Concurso

Para o presidente do Sindicado dos Servidores da Policia Civil (Sinpol), Moacir Maia, as promoções abrem caminho para a realização de concurso público e consequentemente para o reforço do efetivo de policiais tanto na capital quanto no interior.

“Essa promoção é para os policias que foram promovidos e subiram de classe, mais isso vai depender da classe onde cada policial está no momento. Com as promoções efetivadas pode acontecer de abrir um concurso público, já que estamos necessitando de um novo quadro, pois há um déficit muito grande de pessoas dentro da policia civil”, destacou.

De acordo com o delegado de polícia, Fabio Silva, a promoção é uma conquista da classe, além de ser mais uma etapa para a realização de um novo concurso. A promoção para a classe abre novas vagas e o  novo concurso vai ajudar na recomposição dos quadros da PC no Amazonas.

“Estamos esperando há quase dez anos por esta promoção. Desde que entramos, em 2009, nunca tivemos uma promoção. Além de ser um estímulo para os policiais promovidos, é, ainda, para as pessoas que buscam ingressar na PC”, destacou.

Em outubro, o  vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), Bosco Saraiva, confirmou a realização de concurso para as policias Civil e Militar (PM), assim como para o Corpo de Bombeiros.

Fábio, que também coordena um curso preparatório para concursos, em Manaus, destaca que muitos aguardam com ansiedade para o lançamento do edital e que a preparação iniciou há pelo menos dois meses. “Muitas pessoas já estão se preparando mesmo sem a publicação do edital. Muitos cursos preparatórios estão lotados e essas pessoas buscam ocupar as vagas que ficarão em aberto”, explicou.



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES