Mais de 28 toneladas de drogas foram apreendidas entre 2015 e 2017 no AM

No mesmo período, entre 2015 e 2017, foram realizadas 36.832 prisões ou apreensões por tráfico de drogas. O balanço da Secretaria de Segurança Pública foi divulgado na manhã desta segunda-feira

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Mais de 28 toneladas de drogas foram apreendidas entre janeiro de 2015 e julho de 2017, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). As drogas estavam avaliadas em R$ 146 milhões e a pasta estima que o valor seria triplicado quando fosse vendido nos pontos de distribuição. O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (17).

No mesmo período, entre 2015 e 2017, foram realizadas 36.832 prisões ou apreensões por tráfico de drogas, seja em flagrante ou mandado judicial, incluindo prisões de todos os líderes de facções criminosas na capital.

Secretário Sérgio Fontes apresentou o balanço na manhã desta segunda-feira Foto: (Raquel Miranda)

“Esse [valor] é o prejuízo para essas facções criminosas. Quando essa droga chegasse na boca de fumo, ela ia ser misturada com outras substâncias, o que mudaria o valor desse produto’, afirma.

Segundo a SSP-AM, neste ano já foram apreendidas aproximadamente oito toneladas de drogas do tipo cocaína, o dobro de apreensões, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 4,270 toneladas.

Ainda de acordo com a secretaria, 3.692 pessoas foram presas e apreendidas por tráfico de drogas até abril deste ano, entre elas, 631 são adolescentes, 2.547  adultos presos em flagrante, 512 são adultos presos em cumprimento de mandato judicial e dois são menores de 11 anos.

“A criminalidade sente um sufocamento pela falta de recursos, sem recursos a facção não pode pagar advogado, não pode pagar regalias em presídios e sem isso as organizações criminosas perdem a força”, afirma Sérgio Fontes.