Mais de cem cães e gatos são encontrados em situação de maus-tratos, na Compensa

Animais foram encontrados abandonados em uma casa, sujos e desnutridos. Vizinhos informaram que o dono do local recolhe os pets há cerca de dez anos

Maria Luiza Dacio / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Mais de cem animais, entre cães e gatos, foram encontrados em situação de abandono e maus tratos, na tarde deste domingo (12), em uma casa, na rua Clovis Barroso Braga, Conjunto Xingu, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Segundo vizinhos, o dono da casa recolhe animais há cerca de dez anos.

Os animais foram encontrados no local por policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Segundo informações de moradores da área, o dono do imóvel, identificado apenas como ‘Carlinhos’, já chegou a invadir a casa de um casal para pegar de volta um dos cachorros que ele detinha.

Animais estavam abandonados com sinais de maus-tratos (Foto: Eraldo Lopes)

“Encontrei o bichinho perto do meu apartamento, levei para casa e estávamos cuidando. Hoje de manhã, ele entrou na nossa casa para levar o animal. Ele saiu gritando e dizendo para os outros vizinhos que ia me matar”, contou uma moradora, que pediu para não ter o nome divulgado.

Vizinhos informaram que o homem mantinha os animais há mais de 10 anos e os resgates eram corriqueiros, entretanto, o homem não cuidava dos bichos de forma correta.

Ainda de acordo com os vizinhos, ele morava com a mãe na casa, que também resgatava e cuidava dos animais. No entanto, ele começou a bater na senhora, que foi embora, deixando-o sozinho.

Segundo apurou a reportagem do D24AM, os animais estavam magros, fracos e desidratados. Também foi visto que as casas próximas foram abandonadas por seus donos, pelo mau cheiro e estado do local.

Na casa, alguns gatos estavam presos dentro de gaiolas. Policiais da 8ª Cicom abriram as entradas da residência, e alguns animais fugiram.

Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental do Amazonas foram acionadas ao local e realizaram o resgate de uma bulldog fêmea, que estava abandonada em uma vala. As equipes devem voltar ao local, nesta segunda-feira (13), para dar procedimento ao resgate dos animais.

“Constatamos que tinham vários animais abandonados, mas não temos o local adequado para abrigar todos os animais. Pedimos a um dos moradores locais que fosse conosco para ser testemunha”, contou um tenente da 18ª Cicom, que se identificou apenas como ‘Bahiense’.

Ainda segundo o tenente, por ser final de semana, os órgãos competentes não puderam atender devido ao período de atendimento. As equipes se deslocaram ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde a testemunha será apresentada, representará a comunidade e deve se responsabilizar pelos animais até que providências sejam tomadas. Quando a polícia chegou ao local, Carlinhos havia fugido, e, até a publicação desta matéria, não havia sido encontrado.

Mais de cem cães e gatos são encontrados em situação de maus-tratos, na Compensa

Mais de cem animais, entre gatos e cachorros, foram encontrados abandonados em uma casa, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus 😓🐶 Vizinhos informaram que o dono do local recolhe os pets há cerca de dez anos. #d24am Saiba mais sobre o assunto: ow.ly/oAEy30lndaX

Posted by D24am on Sunday, August 12, 2018