Manaus registrou a maior chuva do ano nesta quinta

Nos primeiros dez dias do ano, o Inmet registrou volume de chuva na casa dos 77 milímetros, na capital – cerca de 30% de todo o esperado para o mês de janeiro

Manaus – A maior chuva do ano em Manaus foi registrada nas primeiras 10h desta quinta-feira (10), segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo, as estações do órgão contabilizaram 40 milímetros de chuvas entre a meia-noite e as 10h desta manhã.

Chove em Manaus desde o fim da noite dessa quarta-feira (Foto: Raquel Miranda)

Nos primeiros dez dias do ano, o Inmet registrou volume de chuva na casa dos 77 milímetros, cerca de 30% de todo o esperado para o mês de janeiro. A época é chamada pelos meteorologistas de inverno amazônico.

A média esperada de chuvas para este mês é de 287 milímetros de precipitação e, tudo indica que os próximos dias serão de intensas chuvas, conforme explicou a meteorologista do órgão, Naiana Araújo. “Estamos passando pelo que chamamos de inverno amazônico. Então, ainda vem bastante chuva ainda neste mês, um tempo bastante instável nos próximos dias, ou seja, deve continuar chovendo”, afirmou.

A quantidade de chuva nos primeiros dez dias deste ano está um pouco acima da registrada no mesmo período do ano passado, segundo o Inmet. Em 2018, o volume de precipitação, de acordo com o órgão, foi de 60 milímetros, contra 77 deste ano.