Novembro Azul Pet alerta para câncer de próstata em cães e gatos

A 3ª campanha “Novembro Azul Pet da Esbam”, que tem por objetivo realizar orientações e avaliações nos animais de companhia (pets), como é o caso de cães e gatos

Da redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O câncer de próstata não escolhe raça e nem tamanho, por isso, com o intuito de combater a doença, a Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) realiza, no próximo dia 23 de Novembro, de 9h às 12h, a 3ª campanha “Novembro Azul Pet da Esbam”, que tem por objetivo realizar orientações e avaliações nos animais de companhia (pets), como é o caso de cães e gatos.

Campanha contará com triagem e exame físico gratuito aos animais (Foto:Divulgação/Esbam)

A campanha tem como foco principal conscientizar os proprietários dos animais de estimação em relação ao câncer de próstata e sobre a importância dos exames, já que muitas pessoas não têm conhecimento do assunto e, consequentemente, acabam não tendo os cuidados necessários com os pets ao longo da vida para evitar a doença na velhice.

O coordenador da Clínica Veterinária (CliniVet) da Esbam, professor Daniel José Hoffmann, alerta para a importância da abordagem do tema. Ele destaca que, apesar de ser um tipo de câncer bem menos comum em animais de companhia que em humanos, ainda assim, o câncer de próstata é detectado com mais frequência em cães que em gatos e acomete, principalmente, animais entre sete e 15 anos de idade.

“Embora o câncer de próstata não seja a alteração prostática mais comum nos animais de companhia, a próstata pode desenvolver diversas outras doenças que são frequentes como Hiperplasia Prostática Benigna – HBP (aumento da próstata), cistos prostáticos e processos inflamatórios prostáticos. Esses animais apresentam diversos sinais clínicos diferentes, como: dor abdominal, dificuldades para urinar/defecar e alterações de tamanho e/ou formato nos testículos. O tratamento pode ser realizado com o método de castração, medicamentos ou ainda por meio de cirurgia, dependendo do caso”, explica o médico veterinário.
Tratamento

Hoffmann enfatiza que os donos de cães e gatos precisam estar sempre atentos em relação a tumores na próstata, além de fazer exames frequentemente, que são de suma importância para detectar precocemente a doença e realizar o tratamento. “Aqui na CliniVet, o que presenciamos muitas vezes é a procura por atendimento veterinário quando a doença já está em curso avançado, com sinais clínicos mais evidentes, o que dificulta o tratamento e a cura. Por isso, a Esbam faz a campanha ‘Novembro Azul Pet’, no sentido de promover maior qualidade de vida aos animais de companhia”, reforça o médico veterinário.

O coordenador da CliniVet da Esbam explica ainda que quando os animais não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por conta de hormônios e desenvolver o câncer. “Com a idade, os hormônios dos testículos começam a funcionar de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento de tamanho e de forma também, além de modificações em sua textura. Normalmente, os cães em idade adulta, acima de oito anos e que não são castrados, independentemente de raça ou tamanho, desenvolvem essa doença”, revela o médico veterinário ao ressaltar que o câncer de próstata pode ter cura se detectado precocemente.

Novembro Azul

No dia 17 de Novembro é comemorado o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata” e, por essa razão, o mês foi escolhido para as campanhas de prevenção da doença, inclusive, em animais de estimação. Nesse sentido, a Faculdade Esbam, que foi a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) privada a trazer o curso de Medicina Veterinária para Manaus, realiza a campanha de prevenção ao câncer de próstata nos pets.

“Trata-se de um projeto de Extensão Acadêmica da Esbam que é ofertado gratuitamente para a comunidade e que visa levar o conhecimento construído em sala de aula com os professores e alunos para ser repassado aos responsáveis pelos pets. Além disso, a campanha também proporciona aos alunos a oportunidade de agregar mais conhecimento, colocando em prática todo o conteúdo adquirido em sala de aula, já que esse tipo de evento possibilita ao acadêmico ter o contato com situações vividas no dia a dia da profissão”, esclarece o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor José Allan Araújo.

A 3ª campanha “Novembro Azul Pet da Esbam” contará com as seguintes atividades: triagem e exame físico gratuito aos animais, orientações e distribuição de brindes, entrega de folders informativos e exames complementares gratuitos para casos suspeitos.

“Uma vez diagnosticada a doença, será indicado um exame de ultrassom e Raio-X ao responsável pelo animal de estimação, afim de que sejam feitas análises por imagem em outros órgãos para verificar a possibilidade de metástase. Dessa forma, o proprietário do animal receberá os procedimentos necessários para a retirada do tumor o mais breve possível”, esclarece José Allan, que também é médico veterinário.

A campanha “Novembro Azul Pet da Esbam” é gratuita e acontece na CliniVet da Esbam, localizada na Rua Rodrigues Torres, 292, Conjunto Abílio Nery, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. Mais informações por meio do telefone: (92) 3305-1809.