Homem urina em banca de feirante, é empurrado e morre, diz PM

Francisco Araújo Bandeira, 52, perdeu o equilíbrio e caiu, de uma altura de quase seis metros, na beira do Rio Negro, bateu a cabeça e desmaiou

Édila Chaves / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Francisco Araújo Bandeira, 52, morreu, após urinar na banca de Valdenor da Silva Castro, 58, na Avenida Lourenço da Silva Braga, orla da Manaus Moderna no bairro Centro, zona sul de Manaus. Em seguida, os dois discutiram, se agrediram fisicamente e Francisco foi empurrado por Valdenor que perdeu o equilíbrio e caiu, de uma altura de quase seis metros, na beira do Rio Negro, bateu a cabeça e desmaiou.

Os detalhes da ocorrência foram informadas pelo tenente da Polícia Militar, Marivaldo Costa, da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O caso aconteceu por volta de 17h desta sexta-feira (15) e Valdenor foi espancado no local.

Homem caiu próximo ao Rio Negro (Foto: Jimmy Geber/Divulgação)

O tenente Marivaldo informou que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e realizou os primeiros-socorros, mas constatou a morte ainda na orla da Manaus Moderna. Costa informou, também, que Valdenor foi espancado por quem presenciou a briga e o empurrão.

Os policiais militares da 24ª Cicom chegaram à tempo e impediram que ele fosse linchado. Valdenor estava com uma corda no pescoço e sendo arrastado pelas ruas próximas à orla. O homem também foi atendido pela equipe do Samu e foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste da capital. No local, ele ficou sob escolta da Polícia Militar.

Ainda de acordo com o tenente Marivaldo, Francisco era procurado pela polícia por tráfico de drogas. Em nome do homem, havia um mandado de prisão em aberto pela Comarca de Beruri (a 173 quilômetros a sudoeste de Manaus).

Amigo

Segundo o vendedor Aldenor Fernandes Vicente, 47, Francisco trabalhava há 14 anos como carregador na feira. “Ele era trabalhador, sempre estava ajudando os outros. Ele bebia, mas, isso não era motivo para ser morto, ele só fez xixi”, desabafou.