Participantes de retiro espiritual são feitos reféns durante assalto; jovem é baleado

Retiro espiritual que acontecia na AM-010 foi invadido por assaltantes, na noite deste domingo. Filho do pastor foi baleado durante a ação

Girlene Medeiros / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Bandidos invadiram um retiro espiritual evangélico, na noite de domingo (12), fizeram dezenas de reféns e roubaram os participantes do evento, além de atingir, a tiros, um jovem, filho do pastor da igreja, que estava no local. O crime durou, pelo menos, 15 minutos e interrompeu a pregação do culto.

Para os participantes do retiro, Deus concedeu livramento de um mal maior, como a morte de alguém. O assalto antecedeu o encerramento do retiro que seguiria até a manhã da próxima quarta-feira (14), em um sítio, no Km 58 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

O assalto interrompeu o retiro, que estava programado para terminar na manhã da próxima quarta-feira (Foto: Divulgação/PM)

Os bandidos invadiram o sítio no momento da pregação do culto, quando os participantes estavam todos reunidos em um salão. Segundo um dos participantes do retiro, o vendedor Pedro Freire, 55, o evento contava com 80 participantes. Entre eles, muitos adolescentes e cerca de dez crianças. Pedro afirmou que, pelo menos, quatro homens invadiram o sítio, por volta de 21h30.

Segundo Freire, os participantes do retiro perceberam a presença dos assaltantes após o pregador interromper o culto. “Ficamos todos de cabeça baixa. Um dos assaltantes apontou uma arma na minha cabeça. Ele pensava que eu estava armado também”, disse Pedro, acrescentando que os criminosos portavam, entre outras armas, um revólver de calibre 38 e uma escopeta.

Ainda segundo Freire, um dos criminosos rendeu o vigia do evento e o fizeram refém. Enquanto isso, os demais assaltantes tomaram de refém outros participantes do retiro e começaram a entrar no sítio, chegando até o salão onde estava ocorrendo o culto evangélico. Os primeiros participantes foram abordados dentro do banheiro e nos arredores do salão.

Um dos integrantes do retiro abriu uma mochila, para entregar pertences aos assaltantes. Nesse momento, segundo Pedro, um dos assaltantes disparou. O vendedor disse que o tiro atingiu a coxa esquerda de um jovem que é filho do pastor da igreja.

Depois de roubarem os pertences, principalmente celulares, Freire disse que os bandidos seguiram para as barracas de acampamento que estavam sendo usadas como abrigo e armazenamento dos objetos pessoais dos integrantes do retiro. De acordo com Pedro, o filho do pastor está internado, em um hospital particular da zona centro-sul, e será submetido a uma cirurgia na coxa.

O assalto interrompeu o retiro, que estava programado para terminar na manhã da próxima quarta. Para fugir do sítio, segundo o vendedor, os bandidos roubaram um Fiat Branco, de placas não divulgadas, que era de um dos participantes do evento. O carro foi encontrado abandonado no Ramal Santo Antônio, no KM 47 da AM-010, segundo informou o capitão Jailson Souza, comandante do 3º Comando de Policiamento do Interior em Rio Preto da Eva a 57 quilômetros a nordeste de Manaus).

Segundo Souza, o carro foi localizado, vazio, na manhã de segunda-feira (12), e os bandidos estão sendo procurados pela Polícia Militar de Rio Preto da Eva. O Boletim de Ocorrência (BO) do roubo do carro foi registrado na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), na zona centro-sul de Manaus.