Prefeito de Manaus vistoria obras de drenagens e dragagens de igarapés

Ao todo, são oito equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalhando simultaneamente em diversos pontos da cidade executando as dragagens e drenagens nos igarapés dos bairros de Manaus

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Mesmo com fortes chuvas na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, esteve acompanhado do secretário municipal de infraestrutura, Kelton Aguiar, vistoriando as obras de dragagem de igarapé e drenagem na Comunidade Jesus Me Deu, bairro Terra Nova, na zona norte da capital.

O prefeito de Manaus acompanhou obras na manhã desta sexta-feira (7) (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

O chefe do poder executivo municipal, durante a vistoria da obra, afirmou que a prefeitura tem maneiras distintas de trabalhar a infraestrutura no verão e no inverno amazônico. “No inverno , nós fazemos vegetação ornamental, plantação de mudas, prevenção para as águas da chuva porque todo mundo quer uma cidade mais resiliente, que tenha menos problemas com enchente”, disse o Arthur Virgílio Neto.

Ao todo, são oito equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalhando simultaneamente em diversos pontos da cidade executando as dragagens e drenagens nos igarapés dos bairros de Manaus, ajudando assim a prevenir risco de enchentes.

O secretário Kelton Aguiar explicou que mesmo no período de chuva, obras como ‘tapa-buraco’, recapeamento e terraplanagem continuam em execução, mas com um pouco mais de dificuldade, mas uma das atividades que são iniciadas pela Seminf logo que inicia o inverno é a dragagem de igarapé.

“Aqui era um ponto que alagava porque o fundo desse igarapé, em virtude da grande quantidade de lixo, vai ficando cada vez mais superficial e quando isso acontece, a caixa do igarapé não é suficiente para aguentar o volume de água que vem da chuva e acaba transbordando. Por isso uma máquina está dentro do igarapé para aprofundar, tirando o lixo, fazendo o alargamento dessa caixa para que suporte o volume da água da chuva e que o igarapé não transborde”, falou Aguiar.

As obras duram, em média, uma semana e estão sendo finalizadas nos bairros Terra Nova, Jardim Primavera e Bairro da União. Ao término destes trabalhos, outros igarapés já estão no mapeamento da secretaria também para realização dos serviços de drenagem e dragagem.

O prefeito de Manaus acompanhou obras na manhã desta sexta-feira (7) (Foto: Alex Pazuello/Semcom)