Prefeitura repõe 25 mudas de ipês em canteiro central da Avenida Djalma Batista

Ao todo, na Avenida Djalma Batista, foram removidos 25 troncos de mudas mortas de ipê e substituídas por novas mudas

Manaus – A Prefeitura de Manaus informou ter realizado a reposição de 25 mudas de ipês, no canteiro central da Avenida Djalma Batista, na zona centro-sul de Manaus. A ação, conforme a prefeitura, é para corrigir falhas causadas por perdas causadas em sua maioria por colisão de veículos nas árvores.

Foram realizadas também ações de roçagem, coroamento, poda de condução e retirada de ervas de passarinho das árvores existentes nos passeios públicos e praças ao longo da via, entre as quais as praças Liberdade Seringal Mirim e Domingos Russo, dentro das ações dos programas Arboriza e Ornamenta Manaus, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Árvores no canteiro central da avenida foram derrubadas após colisão de veículos (Foto: Sandro Pereira/Arquivo)

Ao todo, na Djalma, foram removidos 25 troncos de mudas mortas de ipê e substituídas por novas mudas. “O desafio é manter as áreas plantadas e possibilitar que tanto o crescimento das árvores quanto o florescimento das mudas ornamentais, que precisam de uma atenção ainda maior”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

Foram realizadas também ações de roçagem, coroamento, poda de condução e retirada de ervas de passarinho das árvores existentes nos passeios públicos e praças ao longo da via (Foto: Divulgação/Semmas)

De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga, a atividade demandou três dias. Ele explicou que, além da reposição dos ipês, foi realizada a poda de condução nas mudas nos passeios das laterais da avenida, um procedimento que consiste em podar os ramos laterais e orientar o crescimento das árvores. Também foi feita a manutenção na área em frente à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).