Programação do aniversário de Manaus contará com boi-bumbá e corrida de pedestres

Segundo o prefeito Arthur Neto, os vencedores nas categorias masculino e feminino ganharão passagens ida e volta para participar Corrida Internacional de São Silvestre

Bruno Mazieri / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O aniversário da cidade de Manaus, comemorado no próximo dia 24, contará com uma série de atividades que iniciam, nesta quinta-feira (18), conforme anunciou o prefeito da cidade, Arthur Virgílio Neto, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona oeste da capital.

“Este ano, nós teremos a 9ª edição da Corrida Internacional Cidade de Manaus, que será no dia 24, com premiação masculina e feminina para ida à (corrida) São Silvestre, e imagino que os vencedores serão competitivos em sua faixa de idade e será a nossa participação oficial nisso. Teremos uma vasta programação do Boi Manaus que terá dois esquentas, nestas quinta e sexta-feira, e a grande festa no sábado e domingo”, explicou o prefeito.

Corrida Internacional Cidade de Manaus integra programação do aniversário da cidade. (Foto: Divulgação)

Arthur lembrou, ainda, que a comemoração do aniversário da cidade culmina com a inauguração do Museu da Cidade de Manaus, também marcada para o dia 24 deste mês. O espaço cultural ficará localizado no Paço da Liberdade, Centro, zona sul da capital. “Era um sonho fazer do Paço Municipal, que é tão histórico, e onde já fui prefeito, um museu completamente digital, tecnológico e que contará a nossa história”, disse ele.

Estiveram na coletiva, além do prefeito, a primeira-dama do município e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko; o titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos dos Santos Mello e o titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

O secretário da Semjel, João Carlos, salientou que as atividades da Corrida Internacional de Manaus terão início às 7h, com um ‘aulão’, e a largada será às 7h30. “Criamos um percurso de cinco quilômetros e as inscrições estarão abertas a partir desta quarta, com a disponibilidade de 2 mil vagas. As categorias serão nos naipes masculino e feminino, divididos em geral, servidor, estagiário e Pessoa com Deficiência (PCD)”, explicou. As inscrições podem ser feitas pela internet.

O diferencial desta edição, segundo João Carlos, é a premiação para o público masculino e feminino, lembrando das passagens áreas para o período da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada, tradicionalmente, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. “Os consulados também foram convidados a participar da nossa iniciativa e, sem dúvida, será uma corrida bem concorrida”.

Todos os 2 mil inscritos irão receber medalhas de participação e um kit com a camiseta oficial do evento e o número de peito. A entrega ocorrerá no dia 23 de outubro, das 9h às 18h, na Minivila Olímpíca do Corado, na Alameda Cosme Ferreira, ao lado do Estádio Carlos Zamith, zona leste da cidade.

Boi Manaus

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, ressaltou a tradição do Boi Manaus que, este ano, chega a sua 21ª edição. “Ele vem em um formato diferente. Teremos um esquenta nesta quinta e sexta-feira, das 19h até às 22h30, e no sábado e domingo, a grande festa. Além disso, estamos selecionando três novos integrantes da festa para assumirem suas vagas nos trios elétricos”, contou.

Serão mais de 30 artistas envolvidos em toda a programação, e a festa terá, ainda, um camarote que receberá cadeirantes e portadores de mobilidade reduzida. “Este era uma desejo da primeira-dama: que pudéssemos dotar a estrutura do evento para melhor receber a população”, finalizou.

Programação Boi Manaus

Sábado – 20 de outubro

16 – Integrantes novos

17h – Robson Jr. e Grupo A Toada

18h – Cezar Pinheiro e Carlos Batata

19h – Helen Veras e Canto da Mata

20h – Fábio Casagrande e P.A. Chaves

21h – Prince do Boi e Carlinhos do Boi

22h – Arlindo Jr.

23h – Sebastião Jr.

0h – Show dos bumbás de Manaus – Corre Campo, Garanhão e Brilhante

Domingo – 21 de outubro

16h – Márcia Siqueira e Mara Lima

17h – Ricardo Lyra

18h – Edilson Santana e Carrapicho

19h – Klinger Araújo e Fabiano Neves

20h – Israel Paulain e Jr. Paulain

21h – Integrante novo

22h – David Assayag e Marujada

23 – Leonardo Castelo e Batucada