Sambódromo será palco de desfiles da Semana da Pátria; veja programação

Cerca de 15 mil pessoas, entre civis e militares, devem participar dos desfiles, na quarta e sexta-feira. Trânsito será alterado na região

Bruno Mazieri e Assessorias / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Os tradicionais desfiles cívico e militar, nos dias 5 e 7 de setembro, marcados para iniciar às 17h e às 8h30, respectivamente, fazem alusão a Elevação do Amazonas à Categoria de Província e a Independência do Brasil. Ambos serão realizados no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), zona centro-oeste.

De acordo com Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), responsável pelo desfile do dia 5, o evento tem como tema ‘Escola, Família e Comunidade: Educando e Preparando o Futuro’.

Sambódromo será palco de desfiles da Semana da Pátria, na quarta e na sexta-feira (Foto: Reinaldo Okita/Arquivo)

Ainda segundo informações do órgão, aproximadamente 10 mil estudantes de escolas públicas do Estado, além de representantes de entidades como Abrigo Moacyr Alves, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Legião da Boa Vontade (LBV), Banda Fanfarra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), estarão presentes.

Militar

O desfile do dia 7 de setembro será realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). Segundo o coronel Amaral, oficial de comunicação do CMA, os portões do Sambódromo estarão abertos para a população, a partir das 5h. “Apesar de o evento estar marcado para iniciar oficialmente às 8h30, temos como padrão fazer a revista das tropas, às 7h30 e, em sequência, iniciar o desfile militar”, explica Amaral.

Ao todo, participarão do desfile entre 3 e 5 mil pessoas, que fazem parte das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), além dos órgãos de segurança pública e dos alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Manaus (CMM). “Em um primeiro momento, a sociedade poderá conferir o desfile a pé e depois o motorizado. É um momento importante não apenas para o Amazonas, mas para o Brasil. Os órgãos envolvidos estão empenhados para que o acesso ao local seja de maneira ordeira, prazerosa e para que não tenha chance de incidentes. Esperamos que todos possam conferir nessa data festiva”, comenta ele.

Sobre a presença de animais ao longo do desfile, que antes era um ato comum, está suspenso desde a morte da onça Juma, durante a cerimônia da Tocha Olímpica, em Manaus, em 2016. “Para isso, se faz necessária a liberação de órgãos ambientais, mas decidimos evitar a presença deles para que não tenha um tipo de incidente”, finaliza. A solenidade está programada para terminar, por volta das 10h30, quando será feito o abafamento do fogo simbólico que encerra as comemorações da Semana da Pátria.

Trânsito

Sobre as alterações no trânsito no entorno do evento, nos dos dias, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) informou que, no dia 5, a Avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. A Avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a Avenida Constantino Nery e a Rua Francisco Orellana. A Avenida Lóris Cordovil vai ser interditada no trecho entre a Avenida Constantino Nery e a rua Vivaldo Lima (SPA do Alvorada).

Avenida Constantino Nery fica interditada entre o Viaduto de Flores e a Avenida Pedro Teixeira apenas no sentido bairro/Centro. O fluxo será desviado para as avenidas Mário Ipiranga e Djalma Batista. O acesso ou saída do bairro Flores será feito pela Avenida Lóris Cordovil que será canalizada com gradis.

O acesso à área de estacionamento do Sambódromo será realizado, exclusivamente, pela Avenida Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Avenida Constantino Nery, por meio da Avenida do Samba. A coordenação do desfile fará a triagem dos veículos autorizados a estacionar.

No dia 7, as intervenções no trânsito serão iniciadas às 5h, com restrição de tráfego nos trechos da Avenida Constantino Nery (ambos os sentidos) desde a Rua João Valério até o Viaduto de Flores; a Avenida Pedro Teixeira ficará bloqueada entre as avenidas do Dom Pedro e Djalma Batista; a Rua Loris Cordovil será interditada no trecho entre o SPA da Alvorada e Avenida Constantino Nery.

O estacionamento ao Sambódromo será feito, exclusivamente, pela Avenida Pedro Teixeira, no sentido Dom Pedro/Avenida Constantino Nery e contará com triagem de veículos autorizados a estacionar.