Seja Digital distribui mais de 240 mil kits gratuitos para sinal digital de TV

Os kits gratuitos com antena e conversor serão distribuídos nas cidades de Manaus, Careiro da Várzea e Iranduba. O sinal analógico de televisão vai ser desligado no dia 30 de março deste ano

Sofia Lorrane/ redacao@diarioam.com.br

Manaus – O sinal analógico de televisão vai ser desligado no dia 30 de março deste ano e para que a população manauara não fique sem assistir seus programas televisivos à entidade não-governamental e sem fins lucrativos, Seja Digital, irá distribuir gratuitamente mais de 240 mil kits com antena e conversor, nas cidades de Manaus, Careiro da Várzea (a 25 quilômetros a leste de Manaus) e Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus).

A instalação será feita pelo próprio usuário que receberá as orientações da equipe técnica da Seja Digital (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é oferecer mais qualidade de imagem e som com a TV Digital. As famílias que podem ter acesso aos kits são os beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica.

O agendamento para receber o kit pode ser feito no site (http://www.sejadigital.com.br) ou ligando gratuitamente para o número 147. É preciso informar o Número de Identificação Social (Nis). A pessoa irá escolher qual o melhor lugar para fazer a retirada dos equipamentos. A Seja Digital também está promovendo mutirões de agendamentos em alguns bairros dos municípios beneficiados.

De acordo com a gerente regional da Seja Digital, Maísa Porto, o agendamento já começou e a população precisa se preparar o quanto antes para não ficar sem ver televisão. “Não queremos deixar ninguém para trás. Temos como objetivo informar toda a população sobre o desligamento do sinal analógico, além disso, vamos oferecer todo o suporte didático, oferecer campanhas de comunicação e mobilização social, além de distribuir os kits para as famílias de menor renda”, disse.

Após o agendamento, as pessoas precisam comparecer na data, horário e local marcado. Depois de retirar o kit é importante que seja feita a instalação dos aparelhos de forma imediata. É necessário também fazer a busca de canais para ter acesso a todas as vantagens da TV Digital.