Sisu oferece 3,4 mil vagas no Amazonas

Vagas são para cursos superiores na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Inscrições iniciam no dia 22 e encerram às 23h59 do dia 25

Manaus – O Amazonas, 3.477 vagas do Ensino Superior Federal foram disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que inicia as inscrições no próximo dia 22 e encerra às 23h59 do dia 25 do mesmo mês (horário de Brasília). As chances são para 113 cursos da Universidade Federal (Ufam) e 20 graduações e tecnológicos no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em campi da capital e interior.

O Sisu utiliza como método de seleção para as vagas, a nota obtida pelos candidatos que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2018 e receberam nota acima de zero na prova de redação.

No Amazonas, oito em cada dez vagas ofertadas pelo Sisu estão na Ufam (Foto: Eraldo Lopes/RDC/Arquivo)

No Amazonas, oito em cada dez vagas ofertadas pelo Sisu estão na Ufam, que disponibilizou ao todo, segundo órgão, 2.719 vagas. Sendo 50% para ampla concorrência e o restante para atender a Lei 12.711 de 2012, que destina aos candidatos que estudaram escolas públicas no Ensino Médio, metade das vagas.

O Ifam informou que as 758 oportunidades são para os campi Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Presidente Figueiredo e Parintins

Administração na Ufam é o curso com maior número de vagas no campus da capital, ao todo são 112 ofertas. Pedagogia, com 84 oportunidades no campus da capital, fica em segundo lugar. Os tradicionais Direito (64), Medicina (56), Engenharia Civil (28) e Odontologia (21) completam os mais disputados.

O Ifam disponibiliza 758 vagas distribuídas em 20 cursos nos campi de Manaus, Parintins e Presidente Figueiredo. Todos oferecem 40 vagas, apenas os cursos de bacharelado em Engenharia de Aquicultura (30) em São Gabriel da Cachoeira, e do tecnológico em Agroecologia no campus Zona Leste (8) disponibilizaram vagas inferiores.

Na lista de cursos do Ifam, estão Engenharia Mecânica, Logística, Produção Publicitária e o tecnológico em Mecatrônica Industrial.

Brasil

O processo seletivo do Sisu, edição de 2019, vai ofertar 235.476 vagas, em 129 instituições de todo o País. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitos nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Os escolhidos devem observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.