Ameaçada de extinção, onça preta é resgatada em condomínio, no Pará

Resgate do animal foi realizado por equipes do Ibama, com apoio do Batalhão Ambiental. Ele foi encontrado por moradores e estava em boas condições de saúde

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Brasília – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou uma onça preta (Panthera onca), na última terça-feira (4), em um condomínio da região metropolitana de Belém, no Pará. Analistas ambientais do Instituto usaram sedativos para tranquilizar o animal, encontrado na noite anterior por moradores. A ação contou com apoio do batalhão ambiental da Polícia Militar (PM) do Estado.

Onça preta foi resgatada em um condomínio de Belém (Foto: Divulgação/Ibama)

A onça foi levada ao Museu Emílio Goeldi, na capital paraense, onde será temporariamente mantida. Por estar em boas condições de saúde, o felino será devolvido à natureza em Unidade de Conservação (UC) no Pará.

A Panthera onca está ameaçada de extinção. O felino é o maior do continente americano, com peso que varia de 35 e 130kg. A espécie habita áreas de floresta e é mais ativa durante a noite. Onças são animais solitários, que interagem com outros indivíduos da espécie somente no período reprodutivo.

De acordo com o Ibama, a presença de grandes carnívoros, como a onça preta, em áreas urbanas tem se tornado mais frequente, o que evidencia as consequências da perda de habitat e do aumento da interface entre os ambientes urbano e de floresta.