Prefeitura realiza 266 atendimentos no primeiro dia de agendamento telefônico de castrações

Cada pessoa poderá castrar e colocar o microchip em até 10 animais, sendo um a cada 45 dias

Da Redação/ com informações de assessoria

Manaus – No primeiro dia de atendimento exclusivo por telefone, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta quarta-feira, 2666 agendamentos para castração com microchipagem gratuita de cães e gatos. A demanda superou a expectativa da equipe da secretaria. O número do Disque-Saúde é o 0800-280-8-280 e o atendimento é feito sempre em dias úteis, das 8h às 17h.

O número do Disque-Saúde é o 0800-280-8-280 e o atendimento é feito sempre em dias úteis, das 8h às 17h.  Foto: Divulgação

“Neste primeiro momento é natural que ocorra alguma demora em conseguir o atendimento porque muita gente quer garantir logo a castração de seu animal de estimação. Não há motivos para correria. O serviço estará disponível e deverá até ser ampliado com a contratação de mais três veterinários, como já orientou o prefeito Arthur Neto. Em breve deveremos publicar o edital desse processo seletivo”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O Disque-Saúde tem quatro atendentes por turno, sem intervalo. Cada atendimento dura, em média, cinco minutos.

A decisão de estabelecer o agendamento apenas por telefone foi para otimizar o serviço e o tempo de quem procura pelas ações do CCZ. O agendamento pelo Disque-Saúde é informatizado, sendo necessário informar dados do animal e, também, do proprietário como números do RG, CPF e endereço. Cada pessoa poderá castrar e colocar o microchip em até 10 animais, sendo um a cada 45 dias. Atualmente, são realizados 55 procedimentos por dia em cães e gatos.

Para a realização dos procedimentos na data e local agendados, o tutor deve observar o horário de chegada: no CCZ e na unidade móvel da zona Norte, às 7h; na unidade móvel da zona Leste, às 12h. A tolerância será de 30 minutos.

Os procedimentos cirúrgicos de castração e microchipagem são realizados em três zonas da cidade, somente para os residentes na capital. Na zona Leste, uma unidade móvel está disponível no estacionamento do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no bairro São José. Na zona Norte, outra unidade móvel está no estacionamento da Escola Municipal Sulamita Pereira, na Cidade Nova 2. Na zona Oeste, na sede do CCZ, na avenida Brasil, ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no bairro Compensa, são atendidos os moradores das zonas Sul e Centro-Sul também. Desde janeiro já foram realizados 6.281 castrações com microchipagem no CCZ.

Requisitos

Para a castração o animal deve estar em jejum de seis horas e ter, no mínimo, seis meses de idade. Gatas podem ser castradas apenas 45 dias após dar cria e durante o cio. Cadelas apenas dois meses após dar cria e 30 dias após o cio.

Em razão do risco cirúrgico, não podem ser realizadas cirurgias em animais com sarna, pulga, carrapato, tumor de testículo (macho), tumor de mama (fêmea), bem como em machos sem testículos.