Boi-bumbá é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

A decisão ocorreu após reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acontece no Museu Histórico do Pará

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão unânime ocorreu na tarde desta quinta-feira (8), durante a 91ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acontece no Museu Histórico do Pará, em Belém.

O Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins é uma manifestação cultural de caráter festivo, que tem a figura do boi como seu elemento principal e envolve uma série de danças, músicas, drama e enredo. Os modos de brincar o boi são diferentes dependendo da região do País.

Em cada contexto há variações e denominações próprias, além de ocorrer em distintas épocas do ano. Seja qual for a vertente, o folguedo se estabeleceu de forma marcante na região amazônica e, a cada apresentação, faz o coração dos brincantes e de quem assiste pulsar mais forte. Nessa região, ele ocorre com mais frequência durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.