Caprichoso e Garantido apresentam novidades para a temporada 2019, nesta sexta

A torcida azul e branca vai conhecer a nova rainha do folclore, que irá substituir Brena Dianná. Boi Garantido apresenta o tema para o ano que vem

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Os bois Caprichoso e Garantido realizam eventos, nesta sexta-feira (21), que prometem agitar aos duas nações. A torcida azul e branca vai conhecer a sua nova rainha do folclore, na Praça dos Bois, enquanto que a galera encarnada vai conhecer o tema que será o fio condutor da temporada 2019, em frente a emblemática Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. Ambos eventos iniciam às 21h.

Para o anúncio da nova realeza azul, o Conselho de Artes do bumbá promete uma mega produção. O presidente da agremiação, Babá Tupinambá, fala sobre a expectativa para evento. “A gente é sempre conhecido como o boi de grandes eventos, vamos fazer uma grande despedida para nossa eterna rainha Brena Dianná e, logo em seguida, vamos conhecer a nova rainha”, disse.

Brena Dianná se despediu na terceira noite de apresentação do Caphichoso no Festival de Parintins 2018 (Foto: Sandro Pereira)

Itens oficiais, Marujada de Guerra, a banda oficial do boi, Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e Troup Caprichoso farão parte da festa. Além disso, o evento contará com alguns módulos alegóricos. O presidente do Conselho de Artes do boi, Ericky Nakamome, destaca a importância da rainha do folclore no contexto do festival. “O item rainha do folclore representa a renovação do nosso folclore que vem tornando-se uma bandeira política em nome de Parintins”, ressalta.

Natural de Parintins, Brena Dianná assumiu o item rainha do folclore no ano de 2008, quando tinha apenas 15 anos. Ficou no cargo por 10 anos, despedindo-se na última noite do Festival Folclórico de Parintins 2018. Nas redes sociais, a ‘rainha das rainhas’ despediu-se da nação azul e branca e agradeceu o carinho durante a década em que ocupou o item 8.

“Não me lembro de não ter recebido de vocês em todos os momentos durante essa caminhada o carinho, o apoio e a força que eu precisava. Sempre me senti amada e era umas das melhores realizações. E fecho esse ciclo com a sensação de que fiz o melhor que eu pude fazer, porque era pra vocês e por vocês. Obrigada minha Nação Azul e Branca, vocês estarão para sempre em meu. Com amor, Deusa Morena, Realeza Azul, Rainhas das Rainhas e Majestade do Folclore”, disse Brena em uma publicação.

Garantido terá tema voltado para galera

A exemplo do ano passado, o Boi do Povão chegará na rampa do Mercado Central, no centro de Parintins em uma balsa. Será recebido pela Batucada e Vaqueiros da Baixa, e seguirá pela Avenida João Melo até a Avenida Amazonas, em frente da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. No local, um palco foi montado para o grande show de anúncio do tema e de outras novidades.

Boi Garantido apresenta o tema para o ano que vem (Foto: Divulgação)

“Será um tema voltado para a Nação Vermelha e Branca, para sua história, suas vitórias e pelo que há de melhor no povo da baixa de São José”, antecipou o presidente da associação folclórica, Fábio Cardoso.

O vice-presidente Messias Albuquerque afirmou que para a realização do evento, o bumbá conta com a participação de mais de 300 pessoas. “O momento é de união e força para buscarmos essa conquista. Contaremos com a presença dos nossos itens oficiais, Batucada, Garantido Show, Comando e todos os segmentos nesse início de trabalho”, disse.