Garantido encerra 1ª noite de Festival Folclórico de Parintins celebrando resistência

O boi Garantido celebrou a resistência de diversas etnias e fez homenagens a personalidades conhecidas como Chico Mendes e cacique Ajuricaba

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus– O boi Garantido levou para a arena do Bumbódromo de Parintins o tema: ‘Identidade e Resistência’, celebrando a resistência de diversas etnias e fazendo homenagens a personalidades conhecidas como Chico Mendes e cacique Ajuricaba. O boi encerrou a 1ª noite do 53º Festival Folclórico de Parintins e proporcionou ao púbico presente uma noite de emoções.

Na celebração folclórica, a alegoria do artista Júnior Feijó homenageou personalidades conhecidas por suas resistências, como o seringueiro Chico Mendes e o cacique indígena Ajuricaba. A gigantesca alegoria levou para a arena o dono da festa, o boi Garantido, a sinhazinha da fazenda Djidja Cardoso e o amo do boi Tony Medeiros.

A lenda amazônica ‘Ajuricaba, História e Resistência’ contou a história  do indígena da tribo Manaó que preferiu jogar-se no rio do que se deixar levar para as prisões da colonização portuguesa. A cunhã-poranga Isabelle Nogueira, com uma aparição surpreendente, pintou-se de vermelho para incorporar a “cunhã-poranga da pele vermelha”.

Da figura típica regional ‘Caboclo Artesão’, surgiu a estreante rainha do folclore Brenda Beltrão, que evoluiu ao som da toada ‘Inigualável Rainha’.

O boi de Lindolfo Monteverde concorreu no item 11, Toada, Letra e Música, com a toada ‘Consciência Negra’, do compositor Paulinho Du Sagrado e emocionou a galera, que participou de todo o espetáculo vermelho e branco. Finalizando a noite, o ritual ‘O Sonho de Kanipaye-ro’, da tribo Araweté, trazendo o pajé André Nascimento.

O Garantido encerrou a primeira noite de apresentação com 2h27 de evolução. O presidente do bumbá, Fábio Cardoso, mostrou confiança no espetáculo apresentado nesta primeira noite de festival. “O Garantido mostrou toda a sua força e vem para ser campeão”, disse o presidente, que promete ainda mais surpresas nas próximas duas noites.

O Garantido abre a segunda noite do festival, neste sábado (30), com o tema ‘Diversidade e Resistência’.