Câmara retoma apreciação da venda de distribuidoras

O texto-base foi aprovado na semana passada, mas ainda faltam ser votados os destaques, que podem modificar a proposta

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A pauta de votações da Câmara prevê a retomada da análise do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte. O texto-base foi aprovado na semana passada, mas ainda faltam ser votados os destaques, que podem modificar a proposta. Em maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade a publicação do edital de privatização dessas seis distribuidoras.

Para o relator da proposta, deputado Julio Lopes (PP-RJ), a medida permitirá que o fornecimento de energia elétrica nos Estados da Região Norte se torne sustentável e eficiente, com aumento da qualidade e redução de custos.

Atualmente, esse trecho é atendido por distribuidoras federais. Os deputados da oposição avaliam que a medida vai aumentar tarifas para o consumidor. A privatização das distribuidoras foi decidida, no final de 2015, pelo Conselho de Administração da Eletrobras, com prazo adiado várias vezes, até a data-limite para o dia 26 de julho, caso contrário, as subsidiárias serão dissolvidas.

BR-319
A Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado realiza, nesta terça-feira, audiência pública para debater os estudos de impacto ambiental para o reasfaltamento do chamado trecho do meio da Rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho), entre os quilômetros 250 a 655.

Princesa
Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa, Manaus receberá a visita da princesa Mako, entre os dias 24 e 28 deste mês. Sua alteza imperial percorrerá 14 cidades na passagem oficial pelo País.

Gastadores
Quatro deputados de Roraima, dois do Tocantins, dois do Amapá, um de Rondônia e outro do Maranhão receberam, juntos, R$ 15,5 milhões para cobrir despesas do mandato. São os maiores parlamentares gastadores, segundo levantamento do Congresso em Foco.

Planos
As mudanças nos valores dos planos de saúde serão debatidas no Senado. As Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovaram a realização de audiências públicas.

Convenção do MDB formalizará nome de Meirelles
O MDB marcou para 4 de agosto a convenção nacional que deve homologar a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles à Presidência. Meirelles ainda está com 1% das intenções de voto, mas o partido diz que o apoio a ele cresceu.

Crivella enfrenta dois pedidos de impeachment

Dois pedidos de impeachment do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foram protocolados, ontem, na Câmara Municipal. O primeiro foi do vereador Átila Nunes (MDB) e o outro do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) com o diretório municipal do PSOL.