Desempenho das mulheres reduz representatividade

Entre as cinco senadoras eleitas, estão a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), por São Paulo, e a ex-jogadora Leila do Vôlei (PSB), pelo Distrito Federal

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Só cinco das 93 mulheres candidatas a governadoras ou senadoras no País foram eleitas (5,37%). E apenas uma passou para o segundo turno, a pedagoga e senadora Fátima Bezerra (PT), que disputa o Governo do Rio Grande do Norte.

Entre as cinco senadoras eleitas, estão a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), por São Paulo, e a ex-jogadora Leila do Vôlei (PSB), pelo Distrito Federal.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que aparecia nas pesquisas como favorita ao Senado por Minas Gerais, acabou com 15% dos votos. A ex-governadora do Maranhão por quatro vezes, Roseana Sarney (MDB), não passou para o segundo turno. O atual governador, Flávio Dino (PC do B), se reelegeu com 59% dos votos. Dos 357 candidatos ao Senado, havia 63 mulheres. E entre os 200 que disputavam o cargo de governador, 30 eram mulheres. Entre as candidatas a presidente, Marina Silva (Rede) teve desempenho muito abaixo do projetado e ficou com 1% dos votos. Outra mulher candidata ao cargo, Vera Lúcia (PSTU) recebeu 0,05% dos votos válidos.

Fake news
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabilizou 151 processos relacionados à disseminação de fake news no primeiro turno deste ano que pedia exclusão de conteúdo e rastreamento de localização dos responsáveis pela divulgação do conteúdo falso. O levantamento é inédito e mostra a importância de combater esta prática.

n
Punição
Os candidatos que jogaram santinhos nas proximidades de escolas onde houve votação, ontem, serão responsabilizados por crime eleitoral e ambiental na esfera eleitoral e também civil. Segundo levantamento do TRE, 60 escolas foram alvos de candidatos que sujaram a cidade.

n
Substituição
No Amazonas, 31 urnas eletrônicas foram substituídas na eleição de ontem, sendo 28 em Manaus e três em cidades do interior, duas em Manacapuru e uma em Rio Preto da Eva.

n
Melhorias
A Prefeitura de São José do Uatumã homologou licitação para contratar a empresa Colasam Construções e Instalações Industrial Ltda., para execução de obras de engenharia para a implantação de melhorias sanitárias no município, no valor global de R$ 502.601,72

Dilma perde disputa pelo Senado em MG
Apontada como favorita nas pesquisas de intenção de voto até a véspera da eleição para o Senado por Minas Gerais, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) acabou perdendo a disputa na quarta colocação, com 15,5% dos votos válidos.

Deputado federal réu no STF não se reelegeu na BA
Deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro após a Polícia Federal ter encontrado R$ 51 milhões em um apartamento ligado a ele, não conseguiu se reeleger à Câmara dos Deputados.