Mercado de energia livre cresce e atinge 5 mil clientes em todo o País

O aumento das tarifas de energia elétrica provocou uma forte migração do chamado mercado cativo para o mercado livre, onde o consumidor negocia diretamente com o gerador o contrato. Até meados de 2015, eram 1,8 mil consumidores livres.

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

O aumento das tarifas de energia elétrica provocou uma forte migração do chamado mercado cativo (aquele atendido pelas distribuidoras) para o mercado livre, onde o consumidor negocia diretamente com o gerador o contrato. Até meados de 2015, eram 1,8 mil consumidores livres. Esse número saltou para mais de 5 mil neste ano, afirma o presidente da comercializadora de energia Comerc, Cristopher Vlavianos. Com isso, a participação desse mercado no País restrito a grandes consumidores subiu de 26% para 30% de todo o sistema.

Fake news
O coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, Pablo Cerdeira, alerta que fake news não é algo novo, mas agora isso tomou mais relevância e pode interferir no resultado das próximas eleições no Brasil.

Transportadores
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga hoje o resultado da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2017, que traz uma avaliação do desempenho das empresas e da economia.

Base curricular
O Conselho Nacional de Educação (CNE) vota, nesta semana, seu parecer sobre a Base Nacional Comum Curricular, que embasará os currículos da educação básica.

Natal solidário
A encenação do auto ‘O Mágico Natal do Abraço’ abrirá, no dia 15 o 2º Natal Solidário do Parque Ponte dos Bilhares. Além de teatro, música e dança, a festa terá arrecadação de brinquedos para distribuição às crianças de comunidades carentes de Manaus.

Sem reformas, País volta a parar, diz CEO da Vale

“Se as reformas não forem feitas, o desequilíbrio fiscal vai acabar levando em algum momento à inflação, à desvalorização da moeda e consequentemente ao aumento de juros e à redução dos investimentos”,
alertou o presidente da Vale, Fabio Schvartsman.

R$ 15 bi
é o montante que as ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) devem atingir, este ano. As empresas que fizeram IPO de 2004 a 2017 tiveram um retorno médio de 17% no acumulado até 30 de novembro deste ano.
43% dos entrevistados não compram passagens aéreas no momento ideal, diz pesquisa do Skyscanner em parceria com o Ibope Conecta. O tempo ideal para garantir bons preços ao voar no fim do ano são de pelo menos oito semanas de antecedência.

Meirelles: salário tem mantido o poder de compra

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse, neste final de semana, que a população brasileira começa a viver com inflação baixa e, com isso, as pessoas conseguem chegar ao fim do mês com um salário que tem o mesmo poder de compra.



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES