Microrganismo da Amazônia pode aumentar em 50% produção de etanol

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Microrganismo da Amazônia pode aumentar em 50% produção de etanol

A produção do etanol de segunda geração ou etanol celulósico, obtido a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar, pode aumentar em até 50% a produção brasileira de álcool, com a descoberta, no lago Poraquê, na Amazônia, de microrganismos capazes de produzir uma enzima crítica para o êxito do empreendimento. O estudo mobilizou pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), da Petrobras, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e contou com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Bumbás

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) inspecionou o exercício profissional nas obras de engenharia nos currais do Caprichoso e Garantido e no Bumbódromo, em Parintins.

Adolescentes

Nos primeiros quatro meses deste ano,121 adolescentes foram internados nas Unidades de Internação Provisória do Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Foram 114 adolescentes do sexo masculino e sete feminino.

Sindicância

O Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Amazonas vão acompanhar de perto o procedimento administrativo aberto pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) sobre a sindicância para apurar as falhas na fuga de detentos.

Maia rejeita fim da intervenção, no Rio de Janeiro

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), discordou da proposta de suspender a intervenção federal na segurança pública do Rio para que o Congresso possa votar a reforma da Previdência ainda neste ano, logo após as eleições.

Moro manda abrir inquérito contra Beto Richa

O juiz federal Sérgio Moro mandou abrir um inquérito contra o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB). A investigação mira propina sobre um suposto favorecimento à construtora Odebrecht, em 2014, para duplicação da rodovia PR-323.