Senadores cobram instalação da CPI dos Planos de Saúde

Os constantes reajustes dos planos de saúde têm sido motivo de protestos de vários consumidores

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Os constantes reajustes dos planos de saúde têm sido motivo de protestos de vários consumidores. O tema também tem motivado a preocupação de muitos senadores. Depois de conseguir 27 assinaturas, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou o requerimento para a criação da CPI dos Planos de Saúde.

De acordo com a Agência Senado, o requerimento de criação foi lido em plenário, no dia 11 de julho, mas a comissão ainda não foi instalada. Na mesma linha, o senador Hélio José (PROS-DF) também defendeu o início dos trabalhos da CPI e pediu que os líderes indiquem os membros da comissão.

Para o senador, o trabalho da CPI vai ser importante para buscar mais transparência por parte das operadoras dos planos de saúde. A CPI será composta por 11 membros titulares e seis suplentes e funcionará pelo prazo de 180 dias prorrogáveis. Suas despesas serão limitadas ao valor de R$100 mil. O objetivo da comissão é investigar os reajustes de preços dos planos de saúde autorizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Apoio turbinado
Bloco de candidatos a deputados estaduais e federais da coligação de apoio ao candidato ao governo David Almeida (PSB) passou a apoiar a candidatura ao Senado do deputado federal Hissa Abrahão (PDT).

Inclusão social
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) discute projeto que obriga às instituições bancárias disponibilizar espaço físico adequado para descanso de idosos e portadores de deficiência física na área dos caixas eletrônicos em Manaus.

Perturbação social
Em Manaus, o promotor de Justiça Francisco de Assis Aires Argüelles vai apurar responsabilidade penal pelo funcionamento de atividade potencialmente poluidora de uma casa de show na zona leste de Manaus sem licença ambiental e perturbando o sossego público.

Cultural
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) promulgou lei que declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas o Carnaval de Educandos. Ao Governo do Amazonas caberá incluir, anualmente, o evento no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

FHC afirmou haver sentimento de medo no pleito
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou haver um sentimento de medo que abre espaço para narrativas autoritárias. A declaração foi feita em São Paulo, onde fez os comentários durante palestra no evento Thomson Reuters Risk Summit.

Negócios de Beto Richa estão sob suspeita no PR
As operações deflagradas nesta semana, no Paraná, que levaram à prisão temporária do ex-governador Beto Richa (PSDB), e atual candidato ao Senado, e de sua mulher, Fernanda Richa, colocam os negócios imobiliários da família sob suspeita.