Surto de pólio na Venezuela exige atenção redobrada, alerta SBP

Em documento, a entidade orienta os pediatras a 'estarem atentos aos possíveis casos de paralisia flácida aguda e para a importância de sua adequada investigação'

Asafe Augusto / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, nesta quarta-feira (13), uma nota pública destinada aos médicos, à população e ao governo com um alerta para a necessidade de atenção redobrada diante da detecção de um surto de pólio, na Venezuela.

Surto de pólio na Venezuela exige atenção redobrada, alerta SBP (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

No documento, a entidade, por meio do Departamento Científico de Imunizações, orienta os pediatras a “estarem atentos aos possíveis casos de paralisia flácida aguda e para a importância de sua adequada investigação”.

Danos ambientais 1
Em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Orleir Messias Cameli e Marmud Cameli Ltda., o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a tese jurídica de imprescritibilidade do ressarcimento de danos ambientais.

Danos ambientais 2
A decisão ocorreu no âmbito de um recurso interposto contra decisão do STJ pleiteando indenização pelos prejuízos decorrentes da extração de madeira em área indígena, ocorrida entre 1981 e 1987.

Vacinação
A Semsa irá promover uma intensificação vacinal contra o sarampo e a gripe (influenza) no próximo sábado, com diversos pontos para vacinação em toda as zonas da cidade. As duas campanhas encerram nesta sexta-feira.

Condução coercitiva
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará, hoje, o julgamento de duas ações que contestam a condução coercitiva de investigados para interrogatórios. Contra a condução se manifestaram até aqui os ministros Gilmar Mendes e Rosa Weber.

Doadores
Doadores de sangue foram homenageados na Assembleia Legislativa, em uma sessão em homenagem ao Dia Mundial do Doador, celebrada pela ONU no dia 14 de junho.

MAIS INFO
R$ 1,6 mi é a multa imposta pelo Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a Check Express e Rede Digitalpor formação de cartel no mercado de distribuição de recarga eletrônica para telefones celulares pré-pago.

R$ 20 bi é o montante que a Copa do Mundo de Futebol deverá movimentar no País, segundo pesquisa realizada nas capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).