Vegano

Seu comentário / alexandreprata@diarioam.com.br

Vegano

O primeiro “Festival Vegetariano e Panc” do restaurante BeerShéva GastroPub será realizado hoje, a partir das 10h, para a oficina, e 12h para a degustação. O evento busca promover um debate sobre agricultura e culinária amazônica. Os participantes terão a oportunidade de saborear um menu de degustação feito com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). Como campo de exploração e sustentabilidade da Amazônia e do Brasil existe ainda muitos trunfos escondidos na região com as chamadas “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, ou simplesmente “Panc”. As expoentes desse grupo, ainda pouco descoberto, são verduras como urtiga, beldroega, ora-pró-nobis, caruru, serralha, taioba, vitória régia e tantas outras. Na culinária, as “Panc” são saborosas e versáteis. E o aumento do seu consumo pode ajudar a combater a fome, a melhorar a renda de pequenos agricultores locais e a preservar o meio ambiente, pois não o agride na sua produção. Essas plantas ainda não fazem parte das refeições diárias, mas têm a riqueza e o sabor de verduras que crescem espontaneamente na natureza, e insistem em nascer por conta própria.

Tamborim

Neste domingo (4), a partir das 18h, o grupo Samba da Timboca abre a sua roda para receber os cantores Lucinho do Samba, Sid Oliveira e Léo Monteiro como participação especial. A casa está localizada na Rua Alexandre Amorim, 201, no bairro de Aparecida. O grupo nasceu em 2015 e é formado pelos músicos Mestre Ray (vocal e cavaco), mestre Otávio (voz e banjo), Adonis (pandeiro), Yawatha (reco e tambor), Thiago (tantãn) e Léo (violão). A roda de samba tem como base de trabalho o resgate dos clássicos do samba de raiz e realiza todos os domingos sua já tradicional roda de samba, na casa que recebe o mesmo nome do grupo.

Decoração

A edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Nações & Artes deste ano está em exposição no Manauara Shopping, na Praça Central e segue até o dia 15 de março, no horário do shopping. Com oito países participantes que trouxeram stands da Turquia, Paquistão, Emirados Árabes, Marrocos, Peru, Chile e Brasil e peças como porcelana, joias variadas, sandálias com pedrarias, pedras preciosas, capas para almofadas e muito mais para todos os gostos e com preços acessíveis e populares.

Este ano os stands estão com muitas variedades de decoração, acessórios, joias, artesanato típico dos países participantes e muito mais para dar de presente às pessoas que amamos: amigos, marido, esposa, filhos, família… Artigos especiais e originais de muito bom gosto e fino acabamento. De acordo com a coordenadora do espaço internacional, Lenir Duarte, a feira tem uma grande variedade de acessórios para as mulheres desde bijuterias trabalhadas a mão e vindas do Paquistão, além de diversos itens para decoração.

Presença

O lutador Anderson Silva, o “Spider”, estará no dia 15, das 18h às 21h, no Shopping Ponta Negra ministrando um seminário prático para 100 convidados. Pela primeira vez na capital amazonense, o ex-campeão do UFC irá compartilhar suas experiências em mais de 20 anos de modalidade. O evento será aberto e acontecerá na praça de eventos do centro de compras, localizado no primeiro piso (L1). É uma oportunidade para os fãs amazonenses conhecerem de perto o maior lutador de MMA do Brasil.

Além disso, o Shopping Ponta Negra também receberá o lançamento do livro MMA – Além de Uma Paixão, do comentarista Carlão Barreto. A obra retrata os bastidores do esporte que mais cresce no mundo. Os tempos iniciais, a profissionalização e o desenvolvimento dos atletas para a multiplicidade exigida pelo MMA. Ex-lutador profissional e um dos pioneiros do antigo “Vale-Tudo”, Carlão também conta sua trajetória ligada ao esporte.