Alunos da rede municipal de ensino recebem certificados de ‘empreendedores’

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na manhã desta sexta-feira (9), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Mais de 1,5 mil alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas municipais foram certificados pela conclusão do projeto piloto ‘Empreendedorismo nas Escolas’. A ação, que durou uma semana em 18 escolas municipais de todas as zonas da cidade, é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), que faz parte do programa ‘Manaus Mais Empreendedora’, da Prefeitura de Manaus.

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na manhã desta sexta-feira (9), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, disse que o projeto piloto é uma forma de despertar o espírito de empreendedorismo nos jovens estudantes das escolas municipais.

“Esse projeto está dentro de uma estratégia de pensar em uma educação para o Século 21. Não podemos nos omitir de começarmos a criar uma nova mentalidade em crianças e adolescentes em relação às perspectivas do mercado de trabalho para o futuro, passando para eles que, hoje, nós precisamos ter sobre a vida uma atitude empreendedora”, explicou a secretária.

Os treinamentos duraram uma semana nas 16 escolas da capital e duas na zona rural, com alunos do 6º ao 9º ano (Foto: Sandro Pereira)

Kátia afirmou, ainda, que o projeto além de preparar para o futuro, é uma principal estratégia de combate à violência, trabalhando com os adolescentes em relação às possibilidades do mercado de trabalho, como cidadão e que a meta agora é de que ‘Empreendedorismo nas Escolas’ chegue a toda rede municipal de ensino em 2019.

A diretora da Escola Municipal Professor Themístocles Gadelha, Daniele Santos, no bairro Jorge Teixeira 2, zona leste da cidade, afirmou que notou bastante dedicação por parte dos alunos para com o projeto. “Sabemos que os adolescentes são extremamente criativos, só que muitas vezes eles não sabem o que fazer com essa criatividade. Então, esse curso, dentro da escola, possibilitou que eles, além de sonhar, possam colocar em prática esses sonhos”, diz.

A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, Ananda Carvalho, falou que a secretaria trabalha a cultura empreendedora e que isso é impossível sem a educação. “Então, por isso, foi proposta a ação conjunta com a Semed para que nós pudéssemos levar os cursos, os treinamentos de empreendedorismo para as escolas municipais. E já temos orçamento garantido para mais 4 mil crianças ano que vem” afirma Ananda.

Os treinamentos duraram uma semana nas 16 escolas da capital e duas na zona rural, com alunos do 6º ao 9º ano. O projeto contou com cerca de 100 pessoas envolvidas da Semtrad coordenando o projeto, tendo a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), a equipe da Semed com todos os chefes distritais, diretores e professores das 18 escolas envolvidas.

Os treinamentos duraram uma semana nas 16 escolas da capital e duas na zona rural, com alunos do 6º ao 9º ano (Foto: Divulgação)