Edital 2019 do Bolsa Universidade oferecerá mais de 28 mil vagas

O lançamento edital 2019 foi feito na tarde desta sexta-feira (9), no auditório da Casa Militar, bairro Compensa, pelo prefeitura de Manaus, Arthur Neto

Filipe Távora / redacao@diarioam.com.br

Manaus — O prefeito Arthur Virgílio Neto, lançou, na tarde desta sexta-feira (9), o edital do processo seletivo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2019, que oferecerá 28.329 vagas para estudantes de baixa renda que queiram cursar o Ensino Superior em qualquer uma das 14 instituições credenciadas no programa. O edital oferecerá bolsas integrais e parciais (de 50 ou 75%) e as inscrições abrirão na próxima segunda-feira (12), a partir das 8h. Mais informações poderão ser obtidas no portal da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Segundo o prefeito de Manaus, um dos objetivos da prefeitura, que era desburocratizar o programa, foi alcançado. “O que nós queríamos, nós conseguimos: desburocratizamos o Bolsa Universidade, dando-lhe o respeito que merece. Vamos ver Manaus e o Amazonas ascendendo a um novo patamar”, disse.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, residente em Manaus, com renda não maior do que um salário mínimo e meio, por pessoa da família. O candidato também precisa estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do PBU. As inscrições abertas seguem até as 9h, do dia 26 deste mês.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, lançou o Programa Bolsa Universidade 2019 (Foto: Jimmy Geber)

Além disso, o candidato também deve ter ensino médio completo ou equivalente, que deve ser concluído até o dia 31 de dezembro deste ano. O concorrente às vagas também não pode possuir diploma de Nível Superior ou estar matriculado em uma instituição de Ensino Superior pública. Também não é permitida a participação de beneficiários de programas de graduação mantidos pelo poder público ou pela iniciativa privada.

Nesta edição do edital, 14 instituições se credenciaram para a oferta de bolsas: Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), Centro Universitário Fametro, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Martha Falcão Wyden, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Faculdade Santa Teresa, Fucapi, Instituto Amazônia de Ensino Superior (IAES), Materdei, UniNorte Laureate, Universidade Estácio de Sá e Universidade Nilton Lins.

Confira a transmissão ao vivo do lançamento do Programa Bolsa Universidade:

Posted by D24am on Friday, November 9, 2018