Inpa oferece 30 vagas para professores em curso de uma semana de imersão na floresta

Em sua 16ª edição, curso será realizado entre os dias 14 a 20 de outubro e busca contribuir com a formação continuada de professores

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Uma semana imersos na floresta amazônica. Assim ficarão professores da rede pública e privada de ensino durante a 16ª edição do curso ‘A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões’. A capacitação é promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). As inscrições começam dia 29 agosto e vão até o dia 28 de setembro. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas, em ampla concorrência. O curso é gratuito.

Curso ‘A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões’ será realizado entre os dias 14 a 20 de outubro (Foto: Inpa/Divulgação)

A capacitação será oferecida por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea)  e do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Inpa. Realizado no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Madeiras da Amazônia (CNPq/Fapeam), o curso será de 14 a 20 de outubro, na Reserva de Floresta Experimental (ZF-2), situada no Km 50 AM-174 (Manaus-Boa Vista-RR).

De acordo com o Inpa, neste ano, o objetivo principal é aprofundar conteúdos científicos e habilidades, ligados à dinâmica do ecossistema florestal amazônico. “A organização do curso pretende iniciar a construção de uma proposta de Matriz Curricular da Floresta para o professor trabalhar em sala de aula, atendendo às novas diretrizes previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, informou a instituição.

Em 15 anos de curso, os profissionais do instituto já formaram mais de 300 professores. O curso também resultou em um livro de mesmo nome. A capacitação tem carga horária de 80 horas e, ao término, os professores recebem certificados.

Inscrições

As vagas oferecidas são para professores a partir do 6º ano até o ensino Médio das redes pública e privada de ensino (de preferência do Amazonas), que atuem especificamente em sala de aula nas disciplinas de Biologia, Ciências Naturais, Geografia, Física e Química. O curso será ministrado por um corpo docente formado por pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Inpa.

Os interessados devem fazer as inscrições presencialmente no Lapsea, situado no Campus I do Inpa, sala 1 e 2 (pavilhão ao lado do Restaurante). Podem solicitar a ficha de inscrição pelos e-mails: higuchi.mig@gmail.com, genopan@gmail.com, driterra@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3145 ou 3643-3361, no horário comercial (8h às 12h e das 14h às 18h).

Segundo o Inpa, as secretarias de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), como nos anos anteriores, apoiam a realização do curso e a liberação dos participantes.

Requisito para participação

Ser professor da rede pública ou privada atuando em sala de aula, não ter participado de outras edições do curso e ter disponibilidade para permanecer uma semana fora de casa e da escola.