Literatus comemora 28 anos de atuação no Amazonas

Ao todo, a instituição oferece 16 cursos técnicos nos cinco eixos de atuação: Ambiente e Saúde, Segurança, Gestão e Negócios, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais, além de cursos auxiliares e especializações

Manaus – Nesta semana, o Centro Literatus (CEL) comemora 28 anos de atuação no Amazonas. A história do CEL teve início em 1991, no Conjunto Morada do Sol, com a Creche Maternal Bebê e Companhia. E, hoje, a instituição de ensino é referência em qualificação profissional, celebrando o seu aniversário com 32.057 profissionais formados em diversas áreas técnicas, modalidade que passou a ofertar em 1999.

A mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha, conta que a instituição passou a focar na educação profissional por ser uma das principais portas de entrada ao mercado de trabalho, seja para quem busca a primeira experiência profissional, para quem já atua na profissão, mas não possui a formação necessária ou até mesmo aos que desejam mudar de área ou empreender.

“Nos sentimos felizes e realizados em fazer parte da trajetória profissional de muitos amazonenses. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a realizar sonhos e alcançar melhor qualidade de vida através da educação”, comemora a mantenedora do CEL.

Ao todo, a instituição oferece 16 cursos técnicos nos cinco eixos de atuação: Ambiente e Saúde, Segurança, Gestão e Negócios, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais, além de cursos auxiliares e especializações. Para comemorar o aniversário de 28 anos, o CEL está oferecendo desconto de 30% na primeira mensalidade dos novos alunos.

Entre as vantagens de realizar um curso técnico está o menor tempo para concluí-lo, em até 18 meses, diferente da graduação, que leva pelo menos quatro anos de duração. Além disso, os cursos possuem a metodologia com foco nas reais necessidades das empresas.

A mantenedora do CEL, Elaine Saldanha (Foto: Divulgação)

“Os órgãos e companhias parceiras reconhecem a experiência e a expertise da instituição na formação de mão de obra qualificada e, por conta disso, os alunos do CEL saem na frente”, comenta Elaine.

Outro diferencial é que esse tipo de formação pode ser feito antes mesmo de o jovem completar o ensino médio. Em geral, um aluno no segundo ano do ensino médio já pode cursar sem problemas e ainda tem a chance de se formar já empregado.

O CEL é pioneiro e único no Amazonas na oferta do benefício do Seguro Educacional a seus alunos, disponível para todos que se inscreverem em um curso técnico da grade da instituição. Com ele, em caso de perda de emprego involuntária, morte ou invalidez, seja do próprio estudante ou dos responsáveis financeiros, o seguro passa a contemplar a isenção de quatro mensalidades, possibilitando assim que o aluno matriculado, ativo e adimplente, continue a estudar.

Voltar aos estudos

O CEL também contribui para a formação de quem deseja voltar a estudar, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em dez anos oferecendo a modalidade, a instituição possibilitou que mais de 3.300 pessoas concluíssem o Ensino Fundamental e Médio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Literatus, quase 40% dos alunos que concluem o EJA ingressam imediatamente em um curso na área técnica.

Com turmas no horário da manhã, tarde e noite, o EJA permite que o aluno possa conciliar estudo e trabalho. “Como a escolaridade mínima para muitas vagas de emprego é o Ensino Médio completo, retomar os estudos contribui para a melhoria de vida e autoestima de muitos trabalhadores”, comentou a mantenedora da instituição, Elaine Saldanha.

A mantenedora ressalta que o CEL busca trabalhar a empregabilidade de todos os alunos apostando na educação contínua através de cursos, seminários e palestras na área de atuação profissional, aprimorando suas habilidades e competências e buscando ter um bom networking com os outros profissionais da área.

Oportunidades

A instituição também atua em Manaus como qualificadora do Melhor Aprendiz, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecendo cursos direcionados para a atividade principal da empresa, com conteúdo teórico e prático que permite aos jovens conciliarem trabalho e estudo.

Para as empresas que aderiram ao programa, as vantagens vão muito além do simples cumprimento legislação. Para elas, ter um funcionário treinado de acordo com as suas necessidades, com conhecimento das normas e políticas da empresa e, ainda, com uma relação de fidelidade, são os maiores atrativos do programa.

Dentre os cursos oferecidos atualmente pelo CEL no Programa Melhor Aprendiz estão Agente de Saúde e Meio Ambiente, Assistente Administrativo, Auxiliar de Produção Farmacêutica, Eletricista de Manutenção, Mecânico de Manutenção e Máquinas Industriais, Montador de Equipamentos Eletrônicos, Operador de Acabamento Gráfico, Operador de Caixa, Operador de Equipamentos na Indústria Alimentícia, Operador de Logística, Operador de Telemarketing e Processo de Produção.

O Literatus também atua como qualificadora do MedioTec, programa do MEC criado para fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos. O público-alvo são os alunos já matriculados no ensino médio, nas escolas da rede pública, que podem fazer o curso técnico, simultaneamente.