Mestrado em Direito da Ufam é aprovado pela Capes

Edital do primeiro processo seletivo do mestrado deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2019, segundo informações da universidade

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nesta sexta-feira (11) que no último dia 17 de dezembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a aprovação do Mestrado Acadêmico em Direito da instituição.

Edital do primeiro processo seletivo do mestrado deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2019, segundo informações da universidade.

Mestrado em Direito da Ufam é aprovado pela Capes (Foto: Sandro Pereira)

O curso, que tem área de concentração denominada Constitucionalismo e Direitos na Amazônia, apresenta as linhas de pesquisa Institucionalidades estatais e pluralidades sociojurídicas e Mecanismos e processos de efetivação de direitos.

Presente de 110 anos de Ufam

O diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, comemorou a aprovação que oportunizará a formação qualificada de juristas de toda a Região Norte. “Para nós, a aprovação do nosso Mestrado em Direito representa um presente de aniversário nesses 110 anos de Universidade. Temos certeza de que será de qualidade e muito bem avaliado pela Capes. Trabalharemos bastante para isso”, disse.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, afirmou que a aprovação do mestrado já era esperada, há alguns anos, pela Ufam. “É uma iniciativa muito importante porque vem atender a uma demanda de profissionais na área do Direito. Ficamos muito felizes com a aprovação, em razão de que atende a uma necessidade para toda a região amazônica. Parabenizamos a Faculdade de Direito pelo excelente trabalho, que foi de muitos anos para que pudéssemos chegar a esse feito de aprovar o Mestrado”, destacou.

Processo seletivo

O coordenador da proposta do mestrado, professor Adriano Fernandes, informou que o edital do primeiro processo seletivo do Mestrado em Direito deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2019. “Serão oferecidas 20 vagas nesta primeira seleção. O edital do Processo Seletivo para o nosso mestrado será lançado entre março e abril de 2019 e a primeira turma provavelmente começará a estudar em agosto. No momento, fazemos uma avaliação dos modelos de processo seletivo para, em seguida, estabelecer qual deles adotaremos para o nosso mestrado, mas o que pretendemos é que ele seja o mais inclusivo possível”, destaca professor Adriano Fernandes.