Clubes correm para completar elencos

Os principais times do Amazonas ainda correm contra o tempo atrás de reforços para a competição

Thiago Fernando / redacao@diarioam.com.br

Manaus – 2018 mal começou, mas o mercado de transferência anda agitado no Amazonas. Com o Estadual iniciando no próximo dia 20, os clubes do Estado correm atrás para completar os elencos para a disputa da competição que garante ao campeão e vice, calendário recheado com Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, em 2019. Fora o Manaus FC e Nacional, que já anunciaram o elenco fechado, as demais equipes estão indo ao mercado.

Campeão da Série B do Campeonato Amazonense de 2017, o São Raimundo corre para montar o elenco do ano do Centenário. A nova direção do Tricampeão da Copa Norte até que tentou, mas não conseguiu fechar com os jogadores que subiram a equipe, em dezembro. A mudança foi tanta que até o treinador é diferente. Sai Sidney Bento, por opção pessoal, e entra Marquinhos Piter, campeão amazonense, em 2013, pelo Princesa do Solimões. Para Coordenação de futebol, sai Eduardo Clara, entra o competente Fábio Luiz.

Sem conseguir renovar com o elenco campeão, o Tufão foi ao mercado (Foto: Francisco Carvalho/São Raimundo)

Aliado com a direção de futebol, Fábio Luiz fechou, oficialmente, com 11 jogadores. Porém, mais quatro atletas vão fazer parte da pré-temporada para serem avaliados. Sem muitos recursos, o São Raimundo usou a criatividade para se reforçar. As principais contratações do time vieram do Pará. São eles: o lateral-direito Endy (Ex-Remo), zagueiro Wellington Diego (Ex-Sport Belém), o volante Lucas Vitor e o atacante Silvio (Ex- Remo).

Outro clube da capital que segue no mercado é o Rio Negro. O Galo da Praça da Saudade ainda não fechou o elenco. Segundo informações de pessoas ligadas ao clube, o técnico Aderbal Lana ainda corre atrás de um centroavante. Provavelmente, o nome escolhido é do Leonardo, mais conhecido como Índio Negro.

Uma das principais forças do Estado nos últimos anos, o Princesa também não conta com o elenco completo. Sem dinheiro, o time de Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus), realizou uma peneira para completar o elenco. Durante a semana, o Tubarão da Terra da Ciranda apresentou 11 jogadores, entre eles, o goleiro Darlan (Ex-São Raimundo) e os meias Toró e Randerson Fininho, que fizeram parte do elenco da última temporada.

Já em Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), o Penarol iniciou os trabalhos na última sexta-feira. Comandado pelo técnico Carlos Tozzi, o trabalho reuniu os novos jogadores, entre eles o meio-campista Raílson, que foi peça fundamental do São Raimundo na Série B. O jogador era uma das prioridades da diretoria para a elite do Amazonas, porém, Raílson faltou à reunião marcada para discutir sua renovação. Quase no mesmo horário, ele foi visto jogando uma ‘pelada’ com outros jogadores.