Confira funcionamento de serviços em dias de jogos do Brasil na Copa

Os jogos da Seleção Brasileira no mundial pela fase de grupos da Copa vão alterar os horários de funcionamento de alguns órgãos públicos no Estado. Veja quais!

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Os jogos da Copa do Mundo FIFA 2018, que acontecem na Rússia, começaram na última quinta-feira (14) e os jogos da Seleção Brasileira no mundial nos dias 17, 22 e 27 de Junho, nos quais a seleção jogará pela fase de grupos da Copa, vão alterar os horários de funcionamento de órgãos públicos no Estado. Confira o funcionamento de alguns serviços:

Bancos:

Bancos comerciais e Caixas Econômicas poderão alterar o horário de atendimento ao público, mas deverão garantir o funcionamento mínimo de quatro horas ao longo do dia, uma hora a menos do que as cinco horas obrigatórias exigidas para dias úteis. Além disso, as agências ficam dispensadas do cumprimento do horário ininterrupto de funcionamento, conforme as normas em vigor. Nesse caso os bancos podem, por exemplo, abrir antes das partidas, fechar no início dos jogos e reabrir as portas após o término das disputas. Na estreia do Brasil na Copa do Mundo, no dia 17, as agências dos Correios funcionam das 7h30 às 14h. No dia 25, a agência fica fechada das 9h30 às 12h. Já a Central de Atendimentos do Correios funcionará normalmente das 7h às 21h (horário Manaus).

Judiciário:

O Tribunal de Justiça do Amazonas estabeleceu horário especial de funcionamento nos dias de jogos da Seleção Brasileira de futebol na primeira fase da Copa do Mundo. Conforme a Portaria 1310/2018, fica decretado ponto facultativo no Judiciário amazonense no dia 22 de junho (unidades da capital e do interior do Estado), data em que a Seleção enfrenta a Costa Rica, em partida que terá início às 8h (horário de Manaus). No dia 27, quando o Brasil jogará contra a Sérvia às 14h (horário Manaus), o expediente nas unidades judiciais será das 8h às 12h. A Portaria informa, no parágrafo único do art. 2º, que as horas não trabalhadas em decorrência do ponto facultativo e do expediente encurtado, deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro deste ano. Tanto no dia 22 quanto no dia 27, o funcionamento dos Plantões Judiciais será mantido, conforme escala (de servidores e magistrados) previamente definidas.

Comércio:

O horário de funcionamento do comercio varejista e atacadista de Manaus, além dos shoppings também serão alterados nos dias 17, 22 e 27, quando a Seleção Brasileira disputa uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2018.

Veja os horários do comércio no Centro e nos shoppings de Manaus em dias de jogos do Brasil na Copa. (Imagem: Divulgação/Fecomércio)

Órgãos municipais:

A Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo para órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Os atendimentos na Maternidade Dr. Moura Tapajóz não sofrerão alterações. O SAMU 192 também irá manter o plantão 24h normalmente. Já as atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial serão suspensas durante os pontos facultativos.

Órgãos estaduais:

O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo no dia 22 de junho e suspendeu o expediente nas repartições públicas a partir das 12h do dia 27 de junho, retornando o funcionamento normal no dia 28 de junho. Nos dias 22 e 27 de junho, de acordo com o governo, serão mantidos os serviços essenciais de saúde e segurança, bem como todos os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde. A nota diz, ainda, que foi determinado que a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) promova a compensação das horas normais de ensino.