Felipe Moletta supera chuva e lama e vence o XTerra na Amazônia

A competição de cross country em Manaus foi a sétima etapa do XTerra Tour de 2012 e reuniu 300 atletas no triathlon, quatro mil no Night Run (de 5 e10 km) e 1 mil no Kids Mini Corrida (prova infantil).

Manaus – O paranaense Felipe Moletta, 26, confirmou o favoritismo ao conquistar o XTerra Manaus 2012, no último sábado (23), na prova de triathlon. Vice-campeão da edição do ano passado no Amazonas, Moletta não precisou enfrentar a concorrência do último vencedor, o australiano Ben Allen, que desistiu de competir este ano em Manaus.

Para chegar ao inédito título na floresta amazônica, Moletta completou o percurso em 2h27min40s, apenas 50 segundos à frente do segundo colocado, Rodrigo Altafini. Entre as mulheres, vitória da americana Shonny Vanlandingham, com 3h07m03. O percurso teve1,5 quilômetrosde natação, 30 de ciclismo e 9 de corrida no ‘Quadrado Maldito’, área militar de treinamento do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). Neste ano, as dificuldades da prova principal do XTerra Manaus foram agravadas pela chuva e o lamaçal.

Em 2011, o triatleta de São José dos Pinhais (PR) perdeu para Ben Allen na disputa da natação no Rio Negro. Este ano, a superação foi em terra firme.

“Foi uma prova sensacional. Tudo estava muito difícil, principalmente na bike onde muitos atletas caíram. Só eu caí umas quatro vezes, além de dificuldades na prova de natação. Na corrida, o Rodrigo (Altafani) saiu muito na minha frente e achei que não iria pegar ele, mas fiz um pouquinho de força para alcançá-lo e consegui vencer”, comemorou Moletta, em entrevista ao site Pedal. Com a vitória no cross country, Moletta garantiu novamente um das 40 vagas no Campeonato Mundial do XTerra no Havaí, em outubro.

Na prova por equipes de revezamento, o primeiro lugar ficou com os atletas Luiz Lima e Francisco, este último pedalou e correu. Na sequência, José, Magnus e Eugênio e na terceira colocação o trio formado por Vitor, Sol Petrus e Caio, única equipe de Manaus a subir no pódio.

A bicampeão mundial de Aquathlon, a amazonense Jéssica Santos também disputou o XTerra Manaus pelo revezamento. Com no ano passado, ela competiu pela natação, mas problemas no grupo dela na prova de mountain bike deixaram o grupo sem condições de repetir até o terceiro lugar de 2011.

A prioridade de Jéssica Santos agora é chegar aos títulos do tetra no Brasileiro e tri no Mundial de Aquathlon. De destaques do Amazonas no XTerra, estão os triatletas João Pereira e Alailton Pinto, campeão e terceiro colocado, respectivamente, nas próprias categorias no triathlon, e mais o corredor Jean Pereira de Souza, pelo terceiro ano consecutivo vencedor do percurso de10 kmdo Night Run (corrida noturna do XTerra).

Classificação (Triathlon)

Masculino

1 Felipe Moletta

2 Rodrigo Altafani

3 Bruno Algusto Silva

4 Gabriel Domeniconi

5 Marcelino Miranda

Feminino

1 Shonny Vanlandingham

2 Luzia Bello

3 Sabrina Gobbo

4 Manuela Vilaseca

5 Isabella Ribeiro