Seleção Brasileira que vai brigar pelo hexa será conhecida nesta segunda

A partir das 13h (de Manaus), o técnico Tite anunciará os 23 jogadores da Seleção Brasileira que irão disputar a Copa do Mundo da Rússia com o desafio de trazer o sexto ‘caneco’ ao País

Estadão Conteúdo / redacao@diarioam.com.br

Rio de Janeiro – A Seleção Brasileira que tentará quebrar um jejum de 16 anos e trazer o hexa da Copa do Mundo será conhecida, nesta segunda-feira (13), a partir das 13h (de Manaus), quando o técnico Tite anunciará a lista de 23 convocados para o Mundial da Rússia. Dezesseis jogadores já têm lugar garantido para a competição que começa no próximo mês, no dia 14, enquanto as outras sete vagas são disputadas por pelo menos 19 atletas.


Além do substituto do lateral-direito Daniel Alves, Tite revelará quem preencherá no mínimo sete vagas abertas (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com base nas últimas convocações ou mesmo em declarações de Tite, restava definir um nome para o gol, um para a zaga, dois para as laterais, dois para o meio-campo e um para o ataque. Além dos 23 que irão compor a lista principal, outros 12 jogadores terão seus nomes enviados à Fifa como suplentes. Eles poderão ser chamados em caso de corte por lesão. Tite não deve revelar quem serão os jogadores que ficarão à espera.

Dentre os 23, o setor mais imprevisível é a lateral. Das quatro vagas, apenas duas estão confirmadas, com Marcelo sendo soberano no lado esquerdo. Filipe Luís vinha sendo a primeira opção para a reserva, mas o jogador ficou quase 50 dias afastado dos gramados após sofrer uma fratura, em março, e agora vê sua vaga ao alcance de Alex Sandro. O lateral da Juventus conta com grande admiração de Tite.

A principal dúvida está no lado direito. Desde que o técnico assumiu, Daniel Alves – que foi cortado da Copa na sexta-feira passada devido a uma lesão no joelho direito – jamais teve a posição ameaçada. E, em quase dois anos à frente da Seleção, o técnico nunca deixou claro quem seria seu substituto.

Fagner, que foi titular em três partidas, sendo dois amistosos, garantiu, ontem, a posição. O jogador do Corinthians se recupera de lesão muscular, mas foi liberado pelo médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, para ser convocado. Danilo é favorito para a outra vaga. Lasmar esteve acompanhado, ontem, de Edu Gaspar, coordenador de seleções, e foi constatada a boa evolução na recuperação da lesão.

No sábado, após também avaliar Neymar, Lasmar já havia constatado que o atacante está recuperado de sua cirurgia no quinto metatarso do pé direito. O astro do Paris Saint-Germain (PSG), assim, também deve chegar em plenas condições ao Mundial.

Há expectativa também sobre quem será o escolhido no meio-campo. Seis nomes já estão certos: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian foram presenças constantes nas listas de Tite e irão à Copa. Outras duas vagas estão abertas. Giuliano e Fred são os favoritos para as ocupar.

Nos demais setores, a briga é por um espaço entre os reservas. Alisson e Ederson estão garantidos no gol, faltando saber quem será o terceiro goleiro. Geromel é o mais cotado para ficar com a última vaga, entre os zagueiros, e Douglas Costa deverá ser chamado para o ataque.