Grupo inova e inclui familiares na prática da pesca esportiva

Pescadores criam divisão dentro do grupo para incluir família na prática da modalidade. Prática do esporte acontece nos rios Mutuca, Uatumã, Tarumã e Balbina. Equipe visa a preservação do Tucunaré

Filipe Távora / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Dispostos a promover a inclusão feminina na pesca esportiva, o grupo de pescadores ‘AmazonTop Pesca Esportiva’ criou a subdivisão AmazonTop Kayak Team, em junho de 2018, reunindo ‘as praticantes’ da modalidade em caiaque. Com uma média de pescarias semanal, o grupo costuma praticar o esporte nos rios Mutuca, Uatumã, Tarumã, Balbina, Lago Bujaru, Lago Leão, Lago do Rumo Certo e Rio Preto.

A equipe surgiu após integrantes do grupo AmazonTop Pesca Esportiva promoverem torneios de pesca e expedições em rios, incentivando a preservação da natural. Em especial, peixes como o Tucunaré. A equipe atua com a filosofia do “pesque e solte” que proíbe a retenção dos peixes pescados.

Com o crescimento da pesca esportiva no caiaque, modalidade ganhou também pescadoras (Foto: Divulgação)

De acordo com Euclides Roberto Faleiros, 57, empresário e membro da equipe principal, os participantes do grupo decidiram criar uma subdivisão da equipe voltada para mulheres, em junho de 2018. A iniciativa surgiu após membros do grupo (que é formado por homens, sentiram a necessidade de levar as esposas às pescarias. “A gente viu o quanto é mais gostoso pescar em companhia da família”, disse Euclides.

Segundo o empresário Francisco das Chagas Bezerra Júnior, 52, um dos administradores da AmazonTop Kayak Team, as remadas para pescar são marcadas via WhatsApp, onde os integrantes costumam marcar pontos de encontro para as pescarias.

A média de investimento individual, para cada dia, gira em torno de R$ 50. “Chegamos por volta de 5 horas da manhã, cada um com seu carro, equipado com o caiaque. Na grande maioria das vezes, nossa pescaria é do peixe tucurané”, disse Júnior.

A média de participantes é de 15 membros, com remadas que duram um dia, com os pescadores chegando ao local pela manhã e saindo à tarde.

A entrada na equipe é feita por meio de indicação de membros que já façam parte da associação. Após preenchimento de ficha, os interessados serão avaliados pelos administradores da equipe, que verificarão a possibilidade de admissão. No Facebook, o público pode contatar a página AmazonTop Pesca Esportiva.

Kayak Team

O ‘Kayak Team’ conta com 34 membros, sendo seis deles mulheres. O grupo é aberto para quaisquer pescadoras que queiram participar.