Leopardo Yawara é o novo mascote do América Manaos

O representante do clube amazonense foi escolhido em uma votação na internet lançada no dia 1º de junho.

A diretoria do América Manaos Futebol Clube (FC), representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro, divulgou nesta quarta-feira o novo mascote, escolhido em votação na internet, para a disputa do torneio nacional no segundo semestre deste ano. Com 55,1% dos votos válidos, o leopardo Yawara venceu a votação lançada no dia 1º de junho para escolha do novo identificador do clube.

O processo de escolha durou nove dias e teve 1,927 mil votos, dos quais apenas 477 foram válidos. O leopardo Yawara teve 263 votos válidos. Entre os outros concorrentes, o tucano Tuki e jacaré Bareh tiveram somente 31,7% (151 votos) e 13,2% (63 votos) da preferência, respectivamente. Atualmente, o mascote do clube é o Mequinha, uma versão infantil do Capitão América. Além deste, o clube também adotava o Diabo como identificação do time.

O leopardo não é animal natural da Amazônia, mas tem semelhança com a onça. Também conhecida por jaguar ou onça-pintada, o animal é o maior e mais poderoso felino do continente americano. Os três mascotes tiveram nomes indígenas e o leopardo Yawara vai acompanhar o Manaos FC nos jogos da Série D, que começa no dia 18 de julho, quando o clube estreia diante do Cristal, de Macapá-AP, em Manaus.