Braçadas para o sucesso: amazonense João Pedro acerta com o Corinthians

Promessa das piscinas amazonenses, jovem de 12 anos acerta transferência para defender as cores do Timão sem deixar os estudos de lado

Natasha Pinto / vencer@diarioam.com.br

Manaus – O talento do amazonense João Pedro Afonso, 12, nas piscinas superou a capital amazonense e achou um novo lar: São Paulo. O jovem atleta aceitou a proposta do Corinthians, para compor, no segundo semestre, o time alvinegro do Parque São Jorge. A promessa amazonense embarcou para São Paulo-SP na tarde deste sábado (28).

João Pedro será treinado pelo técnico Lucas Fragoso e fará sua estreia pelo clube no Campeonato Brasileiro de Natação, em novembro (Foto: Eraldo Lopes)

A transferência surgiu após Pedro Afonso assegurar três medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, que aconteceu no mês de maio, realizado em Santos. João Pedro revelou que este é o sonho de todo nadador.

“Eu fiquei bem feliz com a proposta. Tenho amigos que são do clube e que me falaram de toda a estrutura. Mas, vou sem minha família, que é a minha base. Vou para São Paulo atrás do meu sonho e sei que a minha família vai rezar por mim. Não vou decepcioná-los”, comentou o nadador que irá sem a família.

Segundo o pai, Josimar Afonso, a decisão foi tomada em família. Mas, segundo o patriarca, a saudade do filho já está batendo na porta. “Nós somos uma família que não escondemos nada um do outro. Nós sabemos que este é o sonho dele e que, infelizmente, na nossa cidade, ele não conseguirá ir longe. Não poderíamos prendê-lo aqui”, explica o pai, emocionado.

Lapidado sem esquecer o estudo

A REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC) entrou em contato com o técnico do clube, Lucas Fragoso, conhecido como ‘Maceió’. Ele será o responsável pelo nadador amazonense. Lucas conta que o Corinthians tem ótimas expectativas sobre o atleta e que Pedro Afonso já tem duas competições importantes representando o Timão.

“A ideia é que ele esteja apto a competir pelo Corinthians a partir de setembro. Mas desde já, ele estará treinando com a gente. As competições mais importantes desse segundo semestre serão o Brasileiro de Verão, em novembro, e o Paulista, em dezembro”, explicou.

O técnico também enfatiza que o atleta terá toda a estrutura e amparo necessário para se adaptar ao clube. Ele citou a alimentação acompanhada por um nutricionista. Fisioterapeutas e médico à disposição, além de um preparador físico. Na capital paulista, Pedro também dará continuidade aos seus estudos.

“Ele irá morar em um apartamento próximo ao clube. Junto com outro atleta mais velho que também faz parte da equipe de natação e que vai ajudá-lo no começo. Pedro vai estudar no Colégio Amorim. Uma escola particular que temos parceria. Uma Van da própria escola irá levá-lo e trazê-lo para sua casa”, explica Maceió.

O técnico do Corinthians revelou também que possui uma história muito parecida com a de Pedro Afonso. Maceió acredita que com a ida do amazonense para uma equipe de grande destaque, dará uma motivação a mais aos nadadores da região.

“Com certeza isso irá motivar os outros atletas da Região Norte, principalmente seus amigos. Eu, particularmente, me vejo nele. Fiz o mesmo trajeto. Sou de Maceió-AL e vim para o Corinthians há 14 anos (com 13 anos)”, conta. “Parei de nadar, tendo feito parte da Seleção Brasileira. Consegui me formar em Educação Física, especializei e me tornei técnico do clube que me acolheu. Tenho certeza que ele (Pedro Afonso) irá trilhar um caminho de sucesso também”, concluiu.