Apuração das eleições inicia em 20 estados do País

Em 20 estados e no Distrito Federal, terminou a votação no primeiro turno. Eleitores continuam votando em seis estados; Acre será o último, às 19h de Brasília

Agência Brasil / redacao@diarioam.com.br

Brasília – Em 20 estados e no Distrito Federal, terminou a votação no primeiro turno. Eleitores continuam votando em seis estados. O Acre será o último, às 19h de Brasília.

Com o encerramento da votação, marcado para as 17h (horário local), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já dá início aos procedimentos para a divulgação dos resultados.

Em 20 estados e no Distrito Federal, terminou a votação no primeiro turno. (Foto: Ascom/TSE)

Os primeiros a serem conhecidos são os votos para governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Apesar de começarem a ser contados junto com os demais, os votos para presidente só começam a ser conhecidos quando for encerrada a votação no Acre.

Ao declarar o fim da votação, cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa logo em seguida a realizar a contagem dos votos de cada urna eletrônica, a partir do chamado boletim de urna.

O total da soma, atualizado a cada cinco minutos, é repassado eletronicamente ao TSE, que atualiza as informações sobre o resultado das eleições e as divulga em tempo real.