Cerca de 20 mil pessoas devem deixar Manaus rumo ao interior, neste feriado

Segundo a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas, entre os destinos mais procurados estão Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e Presidente Figueiredo

Bruno Mazieri / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Cerca de 20 mil pessoas deverão deixar a capital do Estado durante o final de semana prolongado, por conta do feriado de Nossa Senhora de Aparecida, nesta sexta-feira (12), segundo informações da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam).

Equipes da Arsam estão atuando normalmente nas saídas de Manaus nos postos do órgão. (Foto: Eraldo Lopes/RDC)

Ainda de acordo com o órgão, os destinos mais procurados são Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus), Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus), Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte de Manaus), Novo Airão (a 115 quilômetros a noroeste de Manaus) e Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros a nordeste de Manaus).

Erick Edelnan, coordenador de fiscalização da Arsam, explica que, até o momento, equipes estão atuando normalmente nas saídas de Manaus nos postos do órgão, localizados em quatro pontos diferentes: rodoviária, barreira da AM-010 e BR-174, Ponte Jornalista Phelippe Daou – Ponte Rio Negro, além de um outro posto no quilômetro 30 da AM-010.

“A expectativa é bastante positiva para os próximos dias, levando em consideração que, na próxima segunda-feira (15), é comemorado o Dia do Professor. Então, em alguns casos, o período pode ser prolongado por conta dessa outra data”, ressalta ele.

Edelnan informa, ainda, que, no ano passado, mais de 12 mil pessoas deixaram a cidade durante o mesmo período. Ele considera o aumento do fluxo de pessoas devido à melhora na economia local.

“Sem dúvida a situação econômica deste ano é superior a do ano passado e este é um dos motivos pela maior movimentação”, comenta ele, lembrando que os cálculos são feitos a partir do transporte de pessoas por meio de ônibus, micro-ônibus e táxis.

Ao todo, a equipe de fiscalização conta com um suporte de 46 colaboradores, além do apoio de outros órgãos estaduais como a Polícia Militar (PM), Batalhão de Trânsito da PM (BTPM), o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros. “Além disso, contamos com uma viatura que fica circulando pela cidade para que seja realizada uma rápida atuação em caso de alguma ocorrência”, finaliza.

Aeroporto

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes deve crescer 12% entre os dias 11 e 15 de outubro, em função do feriado. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nesse período, são esperados 38,43 mil passageiros, entre embarque e desembarques. No ano passado, foram registrados 34,28 mil viajantes.

O número de voos, por sua vez, deverá cair 2,1%, neste ano. Serão 320 partidas e chegadas programadas neste ano. Em 2017, foram 327.

Atualmente, oito companhias aéreas operam no Eduardo Gomes: Latam, Gol, Azul, Map e Total Linhas Aéreas; American, Avior e Copa Air Lines. Com uma média diária de 72 voos regulares, entre pousos e decolagens, o aeroporto liga Manaus a 11 destinos nacionais e a quatro internacionais.