Professores estimam que Enem 2010 será focado nos temas atuais

Professores de pré-vestibulares acreditam que exame deverá ser extenso e com conteúdo da atualidade.

Manaus – Sob a perspectiva de uma prova que tradicionalmente cobra dos alunos a capacidade de ler, interpretar, analisar e relacionar temas, quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano precisa conhecer também os assuntos da atualidade.

Faltando um mês para a avaliação, reportagem do jornal O Estado de S. Paulo ouviu professores de cursos pré-vestibular sobre assuntos que podem ser abordados. Em todos os casos, eles lembram que não é necessário a ‘decoreba’ de nomes, locais e datas, mas sim saber as razões e consequências dos fatos mais relevantes para o Brasil e o mundo. Em geral, os temas atuais são usados de forma a aproximar da realidade conceitos básicos das disciplinas. Algumas questões podem usar charges, textos de jornais, gráficos e tabelas. Conhecer os problemas contemporâneos também fornece argumentos para boa redação.

A novidade deste ano, questões de inglês ou espanhol de acordo com a opção da inscrição, não deve assustar. Para os cursinhos, os textos devem usar um vocabulário simples e temas de fácil entendimento.
Os professores recomendam ainda uma boa dose de paciência e concentração para enfrentar uma verdadeira maratona intelectual. A prova promete ser extensa, exigindo uma grande quantidade de leitura.

O Enem ocorre em 6 e 7 de novembro. No dia 6, serão aplicadas provas de ciências humanas e da natureza. No dia 7, de linguagens, redação e matemática

O cartão de confirmação de inscrição será enviado até o dia 25 deste mês.