Artesanato do Amazonas é destaque de exposição em centro de referência

Mostra de iniciativa do Sebrae/AM promove a produção artesanal do Estado até o próximo sábado.

Rio de Janeiro – Apresentar as cores e as formas das sementes, madeiras e fibras da Amazônia traduzidas em peças artesanais refinadas para o mundo é a proposta da exposição ‘Nuances Amazonas’, de iniciativa do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Estado, que começou a ser realizada, nesta quarta-feira (22) e termina no próximo sábado no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) no Rio de Janeiro.

Entre as mais de 150 peças expostas estão cestarias, utensílios de decoração, acessórios femininos como brincos e bolsas desenvolvidos a partir de matérias-primas como sementes de açaí e tucumã, madeiras de itaúba e saborarana, e fibras de arumã e tucum. Representam o Estado produtos de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Nova Airão, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

O diretor técnico do Sebrae/AM, Maurício Sefair, disse que a exposição tem foco na Copa do Mundo de 2014. “Todo produto precisa ser experimentado e visto no mercado, então o trouxemos a mostra para Centro de Referência para que todos comecem a entender o que é o artesanato amazonense, fruto da floresta e de toda uma cadeia de trabalho”, disse.

A próxima apresentação será em junho, durante a Copa das Confederações, em alguns dos Estados que sediarão o evento. Para 2014, a proposta é promover uma mostra flutuante em uma balsa na Ponta Negra ou no Porto de Manaus.